terça-feira, 17 de junho de 2008

O arquipélago da Madeira é formado pela ilha da Madeira, a ilha das Desertas, a ilha do Porto Santo e as ilhas Selvagens.
No arquipélago da Madeira existem várias espécies de animais e plantas que foram encontrados pelos primeiros aventureiros que vieram habitar esta ilha. No entanto, também existem outras espécies que foram introduzidas no arquipélago por esses primeiros habitantes. Estas pessoas também levaram animais para as ilhas Selvagens, no entanto, não puderam lá ficar porque não havia água potável.
Na ilha da Madeira existe uma floresta que se chama “Floresta Laurissilva”. Desta fazem parte muitas plantas como o Barbusano, o Til, o Loureiro, o Vinhático, entre outras. Também podemos observar pequenas plantas como a Leituga, a Orquídea da Serra, o Gerânio da Madeira, Fetos…
Existem também muitas espécies de aves terrestres como o Pombo Trocaz, o Bis-Bis, o Papinho, o Tentilhão, a Lavandeira, o Corre Caminhos e também aves de rapina como a Manta, a Coruja, o Francelho e o Fura Bardos.
As aranhas também fazem parte desta biodiversidade: a Tarântula da Madeira, a Tarântula do Porto Santo e a Tarântula das Desertas. Estas aranhas vivem em locais secos e podemos encontrá-las debaixo das pedras.
Eu adorei esta acção de formação e fiquei impressionado quando aprendi que no meu pequeno arquipélago existe tanta variedade de animais e plantas.

Nuno 3º ano


Sem comentários: