terça-feira, 17 de junho de 2008

A Freira do Bugio

A Freira do Bugio é uma ave marinha e vive durante muitos meses no mar alto. Ela brinca, dorme, descansa e alimenta-se no mar. Pode passar seis meses em alto mar, sem precisar de ir a terra.
No entanto, há uma altura em que ela precisa de ir a terra para preparar o seu ninho, para mais tarde pôr o ovinho, ou seja, para se reproduzir. É nessa altura que esta ave vai até à ilha do Bugio que é o único lugar onde elas nidificam. É num pequeno planalto que lá existe que elas escavam um buraco com cerca de 30 cm e aí depositam o ovo. Os ninhos permanecem no Bugio e no ano seguinte o mesmo casal de Freiras volta ao mesmo ninho para o arranjar novamente, escavando-o mais um pouco. Se encontrarem o ninho estragado, ou se por qualquer razão o ovo se partir, o casal vai embora e não põe ovo nesse ano.
Como esta ave está em vias de extinção, é necessário tirar de lá os animais que poderão destruir os seus ninhos como os ratos, os coelhos e as cabras. Nós também podemos ajudar a preservar esta linda ave não poluindo as águas, pois o lixo poderá matá-la também.
Prometo ajudar a Freira do Bugio.

Luís Carlos 3º ano


A Freira do Bugio

A Freira do Bugio é uma ave marinha de tamanho médio e que se encontra em perigo de extinção.
Esta ave tem o peito branco e o resto do corpo é cinzento. O seu bico é curvo na ponta para apanhar peixe. E as suas patas têm membranas para nadar e levantar voo.
A Freira do Bugio passa a maior parte do tempo no mar e só vai a terra para nidificar. Isto só acontece na ilha do Bugio, daí o seu nome “Freira do Bugio”.
Gostei muito de conhecer esta ave e espero que ela não desapareça da nossa ilha.

Nuno 3º ano

A Freira do Bugio

A Dra. Sara Freitas do Parque Natural da Madeira, realizou uma Acção de Formação na nossa escola para nos falar de uma ave marinha muito especial: a Freira do Bugio.
Esta ave só existe na nossa ilha e em pequeno número por isso, é importante conhecê-la e ajudar na sua preservação.
É uma ave muito bonita. Tem o corpo cinzento e o peito branco. O seu bico é curvo e possui dois buraquinhos por onde expulsa o sal que ela engole ao comer os peixes. É uma ave marinha e é capaz de estar durante seis meses no mar alto sem ir a terra. Ela só vai a terra na altura de construir o ninho e de pôr o ovo. Ela só faz o ninho na ilha do Bugio e só põe um ovo por ano. Se por acaso ela chegar à ilha do Bugio e o seu ninho estiver estragado a ave já não põe ovo nesse ano.
Adorei conhecer esta ave magnífica!

Hugo 3º ano


Dia da criança

No dia 30 de Maio a nossa escola organizou um passeio para festejar o Dia da Criança. Neste passeio participaram todos os alunos, professores e auxiliares.
Saímos da escola por volta das 9:15 da manhã e a primeira paragem foi na Ribeira Brava onde fizemos o primeiro lanche. Continuamos viagem até à Fonte do Bispo onde parámos para almoçar. Eu almocei com a minha professora e algumas colegas. Depois do almoço pudemos correr e brincar. Foi muito divertido!
Voltamos a seguir viagem, passando por muitos locais bonitos. A última paragem foi na Ponta de Sol onde lanchámos e aproveitámos para brincar um pouco. O passeio já estava a chegar ao fim mas, antes de irmos embora, comemos um gelado. Estava delicioso!
Às 4 horas da tarde chegámos à escola. Estávamos todos cansados mas muito felizes por termos tido um passeio tão giro e divertido.
Eu adorei compartilhar este dia com os meus colegas e professores. Nunca irei esquecer este dia!

Maria Isabel 3º ano
No dia 30 de Maio os alunos da Escola Básica do 1º ciclo Dr. Clemente Tavares deram um grande passeio pela ilha.
Todas as crianças estavam na escola às 8:30. Quando chegaram os três autocarros, todas as turmas começaram a ocupar os seus lugares. A partida foi às 9:15.
Durante a viagem vi paisagens muito bonitas e reparei que a ilha da Madeira tem muito encanto e beleza. No autocarro cantámos várias canções para passarmos melhor o tempo.
A primeira paragem foi na Ribeira Brava onde pudemos lanchar. Após o lanche seguimos viagem até à Fonte do Bispo para almoçar. Depois do almoço pudemos brincar, correr e apreciar a paisagem pois, lá estavam muitas vacas a pastar.
Após a brincadeira, decidimos retomar a viagem, passando novamente por vários locais. O último lanche foi feito na Ponta de Sol onde também pudemos saborear um delicioso gelado, pois estava muito calor.
Por fim, regressámos à escola muito contentes, mas cansados.
Adorei este dia e diverti-me imenso!

Cristina Gouveia 3º ano

Dia da criança

O Dia da Criança foi muito divertido porque demos um passeio e visitámos vários lugares muito bonitos: Ribeira Brava, Fonte do Bispo e Ponta do Sol.
O almoço foi na Fonte do Bispo e lá tinha muitas vacas a pastar. Alguns amigos meus tiraram-lhes fotografias mas elas não ficaram nada assustadas. Depois do almoço, jogámos à bola e fizemos muitos outros jogos engraçados.
O Dia da Criança foi fantástico, quem me dera que todos os dias fossem assim!
Oxalá que todas as crianças do mundo pudessem ser felizes neste dia.
João Pedro 3º ano

Dia da criança

O dia 30 de Maio foi um dia muito especial pois foi nesta data que a minha escola festejou o Dia da Criança, que como todos sabem é a 1 de Junho.
A nossa escola realizou um grande passeio, em que participaram todas as turmas, todos os professores e auxiliares. Cada um de nós teve de levar a sua mochila com o lanche da manhã, o almoço e o lanche da tarde.
Visitámos vários lugares e divertimo-nos imenso. Almoçámos num local chamado Fonte do Bispo. Lá havia muitas árvores e muitas vacas, mas elas não fizeram mal a ninguém, nem se sentiram incomodadas com a nossa presença.
Após o almoço, brincámos, corremos e fizemos muitos jogos divertidos.
Foi um dia espectacular!

Cristina Silva 3ºano
O arquipélago da Madeira é formado pela ilha da Madeira, a ilha das Desertas, a ilha do Porto Santo e as ilhas Selvagens.
No arquipélago da Madeira existem várias espécies de animais e plantas que foram encontrados pelos primeiros aventureiros que vieram habitar esta ilha. No entanto, também existem outras espécies que foram introduzidas no arquipélago por esses primeiros habitantes. Estas pessoas também levaram animais para as ilhas Selvagens, no entanto, não puderam lá ficar porque não havia água potável.
Na ilha da Madeira existe uma floresta que se chama “Floresta Laurissilva”. Desta fazem parte muitas plantas como o Barbusano, o Til, o Loureiro, o Vinhático, entre outras. Também podemos observar pequenas plantas como a Leituga, a Orquídea da Serra, o Gerânio da Madeira, Fetos…
Existem também muitas espécies de aves terrestres como o Pombo Trocaz, o Bis-Bis, o Papinho, o Tentilhão, a Lavandeira, o Corre Caminhos e também aves de rapina como a Manta, a Coruja, o Francelho e o Fura Bardos.
As aranhas também fazem parte desta biodiversidade: a Tarântula da Madeira, a Tarântula do Porto Santo e a Tarântula das Desertas. Estas aranhas vivem em locais secos e podemos encontrá-las debaixo das pedras.
Eu adorei esta acção de formação e fiquei impressionado quando aprendi que no meu pequeno arquipélago existe tanta variedade de animais e plantas.

Nuno 3º ano


A Biodiversidade Insular

No dia 14 de Maio, recebemos na nossa escola a visita da Dra. Sara Freitas que nos veio fazer uma acção de sensibilização sobre a biodiversidade insular. Este foi um tema muito interessante e com o qual aprendemos muitas coisas.
A nossa ilha chama-se Madeira e apesar de ser pequena, possui uma grande variedade de espécies de animais e plantas. A Madeira é um arquipélago, do qual fazem parte a ilha do Porto Santo, as ilhas Desertas e as ilhas Selvagens.
Antes da Madeira ser descoberta, já viviam muitos seres vivos nas suas ilhas. Após a sua descoberta, os primeiros habitantes trouxeram também muitas espécies de animais e plantas.
As ilhas Selvagens são muito pequeninas mas apesar disso há animais e plantas que só existem naquelas ilhas. O mesmo acontece com outros seres vivos que só aparecem em determinado lugar, como é o caso da Violeta da Madeira que é uma planta muito pequena e só existe nas montanhas da Madeira.
Existe também uma ave que só existe na nossa ilha e que faz o seu ninho na floresta da Madeira – a Freira da Madeira. Existem ainda muitas aves marinhas como a Freira do Bugio, a Gaivota de Patas Amarelas, o Garajau comum, a Cagarra, o Roque de Castro, a Alma Negra…Para além destas podemos observar outras lindas aves que vivem na nossa ilha como o Pintassilgo, o Corre-Caminho, o Tentilhão, a Lavandeira, o Bis Bis, o Papinho e muitos outros. Na nossa ilha também podemos encontrar algumas aves de rapina como a Manta, o Fura Bardos, o Francelho e a Coruja que se encarrega de comer muitos ratos.
Existem ainda alguns mamíferos marinhos como Lobos-marinhos, Golfinhos e Baleias e também uma grande variedade de peixes: Mero, Badejo Amarelo, Charuteiro e Sardo. Para além destes podemos ainda observar as tartarugas, o caranguejo – aranha, a Medusa…
A Madeira possui a sua linda floresta Laurissilva composta por muitas árvores de grande porte como o Til, o Loureiro, o Barbusano, o Vinhático, entre outras. Existem também outras plantas mais pequenas e também características da Madeira como o Massaroco, a Urze, a Estreleira, a Orquídea da Serra, a Leituga…
Como pudemos ver a nossa ilha, apesar de ser um pontinho pequenino no Atlântico, é muito bonita e possui uma grande diversidade de plantas e animais que a tornam ainda mais atractiva!

Maria Daniela 3º ano


Primavera

A Primavera começa no dia 21 de Março. Nesta estação os passarinhos fazem os ninhos e põem os seus ovinhos.
A Natureza torna-se muito bonita e colorida, cheia de flores e de muitos perfumes agradáveis.
Eu costumo apanhar algumas flores para colocar numa jarra e assim enfeitar também a minha casa.
A Primavera é a minha estação do ano preferida porque o colorido e o cheiro das flores fazem-me sentir muito bem.

Carolina 3º ano

A minha mãe

A minha mãe é muito simpática, querida e amorosa. A minha mãe tem cabelos castanhos, olhos azuis e é muito bonita. Eu gosto imenso dela porque ela fala comigo sempre que eu preciso, abraça-me, dá-me muitos beijinhos e muito carinho
As mãos da minha mãe estão calejadas pois ela trabalha muito para que nunca nos falte nada, nem comida, nem roupa.
A minha mãe é a minha melhor amiga, amo-a muito!

Maria Daniela 3º ano


A minha mãe

A minha mãe é muito simpática, carinhosa e muito querida.
A minha mãe dá-me muitos miminhos quando estou doente e quando estou triste. Ela é muito importante para mim porque oferece-me tudo o que eu preciso. Sem ela eu não estaria neste mundo.
Como no dia 4 de Maio celebra-se o teu dia, irei preparar um pequeno – almoço especial e pedirei à avó para cortar uma linda rosa para ti. Tudo isto será acompanhado por um poema que farei, especialmente para ti.
Adoro-te Mãe!

Maria Isabel 3º ano

Visita de estudo ao Jardim Tropical Monte Palace

No dia 29 de Abril de 2008, os alunos do 3º e 4º anos de escolaridade foram fazer uma visita de estudo ao Jardim Tropical Monte Palace que fica situado na freguesia do Monte.
Primeiro falámos com uma senhora muito simpática, chamada Paula. Ela foi a guia da nossa visita.
A senhora Paula levou-nos junto a uns painéis que nos mostravam os acontecimentos mais importantes da História de Portugal. Seguidamente fomos conduzidos a um Museu onde estavam expostas várias esculturas que representavam a maternidade da mulher, a fertilidade da mulher, a virilidade do homem…
No mesmo prédio, mas já no rés-do-chão visitámos uma sala lindíssima onde pudemos observar uma grande colecção de rochas e pedras preciosas, como por exemplo a granada que era vermelha, os diamantes, ouro e esmeraldas. Havia uma pedra que dava para fazer maquilhagem e até um tronco fossilizado. Era realmente uma colecção fascinante!
Ao longo da visita passámos por um Jardim Oriental onde vimos uns soldados chineses. Também pudemos ver uma lagoa com patos, cisnes e peixes e pelo jardim passeavam galinhas, galos e pavões.
Ao lado da lagoa encontrava-se exposto o vaso de cerâmica mais alto do mundo e em frente à linda casa que lá existe e que antigamente funcionava como um hotel, estava uma estátua em bronze, de uma menina a saltar à corda. Essa estátua transmitia-nos um sentimento de alegria e paz que é o que sentimos quando visitamos o Jardim Tropical Monte Palace.

Maria Daniela 3º ano

Visita de estudo ao Jardim Tropical Monte Palace

No dia 29 de Abril de 2008, fizemos uma visita de estudo ao Jardim Tropical Monte Palace, também conhecido por Quinta Berardo.
Esta quinta fica situada no Monte-Funchal e está rodeada por muita vegetação: flores, árvores e plantas. Algumas são exóticas, naturais de vários Continentes e outras são características da nossa Floresta Laurissilva como o Loureiro, o Vinhático, o Barbusano, a Faia, entre outras. É uma paisagem natural onde podemos encontrar também lagoas com cisnes, patos e uns peixes muito especiais – os peixes Koi. É um lugar muito agradável para descansar!
Quando chegámos à Quinta, a Senhora Paula, que foi a nossa guia, estava à nossa espera.
Visitámos o Museu Monte Palace, o qual tinha muitas esculturas do Zimbabué, em exposição. Esta exposição chamava-se “Paixão Africana”. Neste Museu havia outra sala onde se encontrava uma colecção de minerais provenientes do Brasil, África do Sul, Portugal, Argentina e América do Norte. É uma colecção muito rica e lindíssima!
Ao caminharmos por este lindo jardim vimos uma famosa colecção de azulejos, onde estão representados acontecimentos importantes da História de Portugal.
Antigamente, a linda casa que existe nesta Quinta, era um Hotel - “Monte Palace Hotel”. Este era frequentado por pessoas ricas e muito importantes que apreciavam este maravilhoso lugar que tem uma linda vista sobre o Funchal.
O senhor José Berardo que comprou esta Quinta, juntamente com a sua esposa, dedicaram-se a recuperar o Jardim e o Hotel. Mais tarde, e depois de recuperada, fez a sua doação à Instituição Particular de Solidariedade por ele criada, a Fundação José Berardo.

Maria Isabel 3º ano

Visita de estudo ao Jardim Tropical Monte Palace

Hoje, dia 29 de Abril, as turmas do 2º, 3º e 4º anos de escolaridade, da Escola Dr. Clemente Tavares, fizeram uma visita de estudo à Quinta Monte Palace, situada no Monte – Funchal.
Foi muito divertido! Ao longo da visita, pudemos observar uma grande variedade de pedras, jóias, azulejos, esculturas, plantas e animais.
Desde o início da visita fomos acompanhados por uma guia que nos explicou o significado ou a história de cada objecto, animal ou planta.
Estivemos também num museu onde estava exposta uma Colecção de Escultura Contemporânea do Zimbabué. Aqui também fomos orientados por outra senhora que nos explicou o significado de cada estátua e quem era o seu escultor. No rés-do-chão deste Museu visitámos ainda uma fantástica sala onde pudemos observar várias espécies de pedras que tinham muitos anos e que foram encontradas em grutas. Aqui pudemos ver diamantes verdadeiros.
Eu gostei muito desta visita e achei-a muito interessante!

Hugo 3º ano


Visita de estudo ao Jardim Tropical Monte Palace

Hoje, dia 29 de Abril, as turmas do 3º e 4º anos de escolaridade fizeram uma visita de estudo à Quinta Monte Palace, pertencente ao senhor Berardo.
Quando lá chegamos fomos recebidos por uma senhora chamada Paula que nos mostrou coisas emocionantes
Levou-nos a um museu onde estavam expostos vários minerais e gemas. Nesse mesmo local, mostrou-nos umas pedras de cor verde que se chamam esmeraldas. Havia muitas outras pedras, de várias cores e também muito bonitas.
Passámos por um lindo jardim oriental e atravessámos uma espécie de ribeiro, pondo os pés em cima de umas pedras redondas, com cuidado para não cairmos. Mais à frente encontrámos cisnes, patos e outros animais.
Pudemos observar uma casa muito grande, construída há muitos anos, que antigamente funcionava como um hotel onde ficavam instaladas muitas pessoas ricas e importantes.
Ao longo de todo o jardim tropical encontrámos várias esculturas, vasos e azulejos.
No fim da visita passámos num local onde se encontravam umas esculturas que emitiam sons. A senhora Paula perguntou-nos o que estávamos a sentir e todos nós respondemos que sentíamos medo. Estávamos desejosos de sair daquele local.
Na minha opinião, este foi um dia magnífico onde conheci e aprendi coisas fantásticas.

João Daniel 3º ano


segunda-feira, 16 de junho de 2008

Páscoa

A Páscoa é uma época de festa, pois comemoramos a ressurreição de Jesus. Jesus ressuscitou e está vivo connosco e eu sinto muita alegria.
Na Páscoa colhemos flores para fazer um tapete muito bonito. É neste tapete que passa a procissão. Eu também colaboro, colhendo flores.
A Páscoa é também uma época muito deliciosa porque comemos amêndoas e ovos de chocolate.
Na minha casa festejamos o Domingo de Páscoa, reunidos na casa da minha avó e lá almoçamos todos juntos.
É um dia muito importante para todos os católicos.

Carolina 3º ano



Páscoa

A Páscoa é a altura do ano em que se comemora a morte e a ressurreição de Jesus Cristo.
No entanto, a Páscoa é também a época mais doce do ano. Oferecem-se ovos de chocolate, amêndoas e muitas coisinhas deliciosas.
O Coelhinho é também um símbolo da Páscoa e os ovos significam a ressurreição de Jesus.
Na Páscoa estamos sempre em família.

João Daniel 3º ano


Páscoa

A Páscoa é uma época em que se comemora a morte e ressurreição de Cristo.
No Domingo de Páscoa as crianças e os adultos comem muitas amêndoas e ovos de chocolate. Existe uma lenda da Páscoa que nos conta que, nesta altura, o Coelhinho da Páscoa vai à casa dos meninos bem comportados e oferece-lhes ovos de chocolate como recompensa pelo bom comportamento.
Toda a minha família comemora a Páscoa com muita alegria e felicidade mas também com muito respeito.
Eu só digo uma coisa na Páscoa:
-Que venham os chocolates!

Nuno 3º ano


Di do pai

O Dia do Pai comemora-se no dia 19 de Março e neste dia costumo oferecer-lhe um ou dois presentes.
Eu gosto muito do meu pai porque ele faz tudo o que eu quero. O meu pai é o meu melhor amigo. Ele é muito engraçado, diz muitas piadas e ensina-me muitas coisas. Gosto imenso de brincar com ele e juntos, divertimo-nos muito a jogar à bola, a andar de bicicleta e a fazer jogos variados.
O meu pai só não me acompanha a comer doces porque ele não gosta nada de chocolates, amêndoas, bolos… Isso é o que ele tem de pior!
Muitas vezes, o meu pai chateia-se comigo, mas eu sei que é para o meu bem e porque ele gosta imenso de mim.
Eu adoro o meu pai!

Nuno 3º ano


Dia do pai

O Dia do Pai foi muito especial. Eu e o meu irmão, com a ajuda da minha mãe fizemos um delicioso bolo e preparámos um jantar especial para celebrar o dia do pai. Depois de ajudar a minha mãe, enfeitámos a cadeira preferida do nosso pai com flores.
Quando o meu pai chegou a casa, corremos até ele e demos-lhe muitos beijinhos e abraços. Também lhe ofereci um chaveiro que fiz na escola., com muito carinho. O meu pai gostou muito da prenda e leva sempre o chaveiro no bolso.
O meu pai é o melhor pai do mundo!

Marisa 3º ano

Dia do pai

O meu pai é o melhor pai do mundo. Ele é muito meu amigo, dá-me muitos miminhos e gosta de me ver feliz.
Amo muito o meu pai e desejo que ele seja muito feliz e que tenha muita saúde.
Pai, muito obrigado por todos os sacrifícios que fazes por mim.

Carolina 3º ano

Dia do pai

No dia 19 de Março é celebrado o Dia do pai, mas para mim, o dia do pai são todos os dias porque eu gosto muito do meu papá!
Na escola, juntamente com a professora, fizemos um presente para oferecer ao pai. Foi um chaveiro e ficou muito bonito!
Quando chegou ao Dia do Pai, que este ano calhou nas férias da Páscoa, entreguei a prenda ao meu papá. Ele adorou e guardou-a no seu bar.
Ao fim do dia, decidimos ir jantar fora todos juntos para comemorar. Foi uma noite agradável!

Maria Isabel 3º ano

Dia do pai

O dia 19 de Março é o Dia do Pai, o dia em que se faz uma homenagem a todos os pais do mundo.
Ser pai é ajudar, proteger, cuidar, ensinar, estar presente, acompanhar e brincar.
Esta data é importante para mostrar ao pai como ele é importante para nós.
É com muito carinho que digo que o meu pai é o meu melhor amigo.

João Daniel 3º ano