quarta-feira, 10 de dezembro de 2008

Visita de estudo ao Centro de Triagam do Porto Novo

No dia 27 de Novembro de 2008, as turmas do 3º e 4º anos foram a uma Visita de estudo ao centro de Triagem do Porto Novo.
Quando lá chegamos, ficámos espantados com tanto lixo. Entrámos numa sala, onde as senhoras engenheiras nos falaram sobre a reciclagem.
Quando fomos ver o Ecocentro usámos capacetes.
Havia uns três ou mais armazéns para visitarmos.
Quando entrámos no primeiro armazém, todos os alunos foram, dois a dois, ver uma tremonha de carga que tinha quatro ou cinco metros de altura, onde era depositado o lixo indiferenciado.
Ao lado desta, havia uma escada por onde descemos. Quando chegámos ao fundo, vimos dois senhores a desinfectar o chão com uma mangueira. Estes também usavam, na cara, uma máscara, por causa, do cheiro forte daquele produto.
Quando chegámos ao segundo armazém vimos madeiras, metais, sucata e os monstros.
Quando saímos do segundo armazém vimos vidros, garrafas de vidro...
Foi assim que acabámos esta visita tão interessante.

Tiago e Nuno

Visita de estudo ao Centro de Triagam do Porto Novo

Dia 27 de Novembro de 2008, fomos ao Centro de Triagem do Porto Novo. Falaram dos três R'S que são, Reduzir, Reutilizar e Reciclar. Falaram também dos ecopontos como, o papelão, o embalão, o pilhão e o vidrão e explicaram-nos o que devemos colocar nos diferentes ecopontos. Os resíduos, como os pneus usados, os resíduos verdes, as madeiras, pilhas e baterias têm como destino a estação da Meia Serra.
Depois de falarmos sobre a reciclagem, fomos até ao Ecocentro - Centro de Triagem onde visitámos todos os locais por onde passam os lixos provenientes do papelão, do vidrão, do embalão e também o que acontece ao lixo indiferenciado.
Todas as pessoas que lá trabalham fazem um excelente trabalho na defesa do ambiente.
É necessário reutilizar!!!

Michael e Florentino

Visita de estudo ao Centro de Triagem do Porto Novo


No dia 27 de Novembro, os alunos da Escola Dr. Clemente Tavares foram ao Centro de Triagem Porto Novo.
Quando lá chegámos entrámos numa sala onde duas senhoras explicaram muitas coisas importantes. Aprendemos a maneira correcta de separar o lixo e como é importante fazê-lo.
Mais tarde, as mesmas senhoras levaram-nos ao Ecoponto. Pudemos ver o local onde é colocado o lixo indiferenciado que mais tarde é transportado para a Meia-Serra para ser queimado.
Noutro local vimos a linha de triagem do papel e do cartão e a linha de triagem das embalagens de plástico e de metal.
Todo este lixo é muito bem separado, prensado e posto em fardos para ser enviado para o Continente para reciclar.
Nesta visita usámos uns capacetes para proteger a nossa cabeça.
Divertimo-nos e aprendemos muito nesta visita.

Ana Marisa e Cristina Gouveia

Visita de estudo ao centro de Triagem do Porto Novo


No dia 27 de Novembro, de 2008 fizemos, uma visita de estudo ao Centro de Triagem ao Porto Novo.
Quando chegámos ao Centro de Triagem a Senhora Carina mostrou um PowerPoint sobre a Reciclagem, e depois fez-nos perguntas.
Seguidamente, quando acabou o PowerPoint ela disse que era para colocarmos um capacete de trabalhador, para fazermos uma visita ao Ecocentro.
Pudemos ver os camiões do lixo indiferenciado que descarregavam o lixo na tremonha de carga. Da tremonha de carga o lixo ia para contentores que um camião levará para a Meia Serra.
Lá na Meia Serra é tudo triturado ou queimado.
Os lixos provenientes do embalão e do papelão são separados, prensados e compactados.
Por fim são colocados em contentores que serão enviados para o Continente.
Gostámos muito da visita de estudo ao Centro de Triagem do Porto Novo porque aprendemos muitas coisas novas e divertimo-nos muito.

Luís Carlos, Carolina e João Pedro – 4.º A

Visita de estudo ao Centro de Triagam do Porto Novo

No dia 27 de Novembro de 2008, fizemos uma visita de estudo ao Centro de Triagem do Porto Novo.
Quando chegámos ao Centro de Triagem fomos todos para uma sala, onde vimos um PowerPoint sobre a reciclagem. Em cima das mesas que lá estavam havia capacetes brancos para todos nós.
Depois de vermos esse PowerPoint fizemos uma visita guiada ao Ecocentro, onde estavam montes e montes de lixo para ser reciclado.
Lá dentro estava tudo separado, o papel e o cartão para um lado e embalagens, para outro lado. Depois de tudo estar espalmado e compactado é colocado no barco para o Continente, sem ocupar muito espaço. Tudo será reciclado no Continente.
A senhora disse que os pneus usados vão para a Meia Serra, e depois são triturados em pedacinhos que são enviados para o Continente. Com eles fazemos chão dos parques infantis. As madeiras, os Monstros e as baterias dos carros, são transportados para o Continente. Lá havia uma tremonha de carga onde deitavam o lixo indiferenciado.
Esse lixo indiferenciado é colocado em contentores e é enviado para a Meia Serra para ser queimado.
No fim da visita fomos todos para a sala, enquanto a senhora Carina nos perguntava algumas coisas.
Foi muito divertido, nós gostamos muito e aprendemos muitas coisas novas e interessantes.

Maria Daniela, Maria Isabel e Cristina Silva

sábado, 6 de dezembro de 2008

Hastear da Bandeira Verde

Dia 14 de Novembro de 2008 hasteámos a Bandeira verde na minha escola. Participaram na festa muitas pessoas importantes, como por exemplo o Presidente da Câmara, o Presidente da Casa do Povo, o Presidente da Junta de Freguesia...
O 4.º ano apresentou uma peça instrumental, com instrumentos reciclados e hasteámos a Bandeira Verde ao som do Hino.
Depois do hastear da Bandeira Verde todos os alunos, professores e convidados dirigiram-se para o interior da escola para dar início à apresentação dos vários números preparados pelas turmas.
As turmas do Pré-escolar cantaram e dramatizaram a canção “Bom! Bom!”, o 1.º ano a canção “Já sei as vogais “, o 2.º ano a Lengalenga ”Coelho Alberto” e o 3.º ano a dança “Castanhas boas e quentes”.
No final da festa algumas entidades discursaram e o Senhor Presidente da Junta ofereceu à nossa escola uma salva de prata com uma mensagem felicitando a nossa escola pelo facto de ter ganho durante sete anos seguidos a bandeira verde. No final da festa foram entregues certificados às pessoas que ajudaram a nossa escola na realização do projecto Eco-Escolas.

Florentino e Michael

Hastear da Bandeira Verde

Dia 14 de Novembro de 2008 realizámos a cerimónia do hastear da Bandeira Verde. Nesta cerimónia estiveram presentes muitas pessoas importantes, por exemplo: o senhor Presidente da
Câmara que se chama José Alberto Gonçalves, também veio o senhor Gustavo Caires que é o presidente da Junta de Freguesia de Gaula e muitas outras entidades.
A cerimónia iniciou-se na rua. Nós, os alunos de 4.ª ano e o nosso professor música, Márcio Faria, ao longo de algumas semanas estivemos a ensaiar uma música com os nossos instrumentos reciclados.
A música ficou fantástica e foi apresentada neste dia.
Também cantámos o hino da Bandeira Verde, e todas as pessoas gostaram.
Já no exterior da escola dois alunos do 4º ano leram uma mensagem e seguidamente a pré B e a Pré A cantaram uma canção que se chamava:”Bom! Bom “!, que foi muito divertida e todos os alunos dançaram.
Logo depois os 3.º anos, o 1º ano e o 2º ano cantaram muitas outras músicas.
Vimos um PowerPoint com actividades desenvolvidas no âmbito do projecto Eco-Escolas ao longo destes 7 anos. Que a Directora quase chorou!
A Directora, a professora Helena Ortega e a professora Ana entregaram certificados às pessoas que ajudaram na concretização do Projecto Eco-Escolas.
Antes do lanche o senhor Presidente da Junta de Freguesia de Gaula, entregou para a nossa escola uma Salva de Ouro e prata para nos felicitar por todo o empenho da nossa escola ao longo destes 7 anos, na realização do Projecto Eco-Escolas.
Para finalizar a festa, houve um lanche convívio para todas as pessoas presentes.

Maria Daniela e Maria Isabel

Hastear da Bandeira Verde 2007/2008


Dia 14 de Novembro de 2008, a escola Dr. Clemente Tavares comemorou a Bandeira Verde 2007/2008.
A festa começou na rua e estiveram presentes pessoas muito importantes.
Os alunos do 4º – ano tocaram com instrumentos feitos com materiais reciclados.
Logo depois todos os meninos (as) da escola contaram o hino da Bandeira ao mesmo tempo que a bandeira era hasteada, dentro da escola, dois alunos do 4º- ano, leram uma mensagem agradecendo todo o apoio recebido ao longo destes 7 anos, na realização deste projecto.
Dando continuidade à festa, todas as turmas tinham um número para apresentar: dança, músicas, lengalengas...
A nossa professora de informática preparou um PowerPoint com uma música, apresentando actividades realizadas ao longo dos sete anos de Eco-Escolas.
Posteriormente, algumas entidades falaram sobre os alunos, os professores e sobre a importância da Bandeira Verde.
Também houve uma entrega de certificados às pessoas que sempre ajudaram. O presidente da Junta de Freguesia ofereceu à nossa escola uma salva de prata banhada em ouro.
No final da festa houve um grande lanche, muito apetitoso!

Hugo, Cristina Silva e João Daniel

Pão-por-Deus

Hoje, dia 31 de Outubro de 2008, a nossa escola celebrou o Pão-por-Deus. Para o Pão-por-Deus todos os meninos trouxeram frutos da época, para partilhar com todos os alunos da escola. Depois os professores distribuíram os frutos por todos os alunos.
Para celebrar o Halloween, a Professora Fernanda, de Inglês trouxe uns lápis pretos para fazer desenhos na cara das crianças. Os meninos puseram na cara como os vampiros e as meninas pintaram de bruxas. Nós as três, pintámos a cara da Professora Fernanda com brilhantes.
No turno da tarde não pudemos fazer o Magusto porque estava muita chuva, por isso as castanhas foram cozidas e todos nós comemos castanhas com muita alegria.
Nós gostámos muito deste dia, foi muito especial e também muito divertido!

Maria Isabel, Maria Daniela e Cristina Silva – 4.º A

Pão-por-Deus

Hoje, dia 31 de Outubro de 2008, comemorámos na nossa escola o Pão-por-Deus.
Cada um trouxe o seu saquinho de casa com frutos da época, maçãs, peras, laranjas, figos passados, castanhas, nozes...para partilhar com os colegas.
Depois de comermos todos juntos, enchemos os saquinhos do Pão-por-Deus de frutos, para levarmos para casa.
O Magusto estava previsto para a tarde, mas, como estava chuva, não podemos fazer a fogueira e por isso não comemos castanhas assadas, mas comemos castanhas cozidas.
Hoje também é o dia do Halloween. Então a nossa professora de inglês pintou as nossas caras com um lápis, e ficámos todos muito engraçados!
Eu gostei muito deste dia!

Hugo e Michael 4.º A

Pão-por-Deus

Hoje, de manhã, comemorámos o Pão- por-Deus.
Todas as turmas da escola se reuniram na cantina para fazerem a partilha dos frutos. Mas antes, as turmas cantaram e o grupo da braguinhna tocou a música do Pão-por-Deus.
De tarde estava previsto fazer um magusto, mas não foi possível porque estava a chover. As cozinheiras cozeram as castanhas e comemo-las assim mesmo.
Apesar de não termos feito o Magusto, o dia foi muito divertido! As castanhas cozidas também sabem muito bem!

Carolina – 4.º A

No dia 21 de Setembro começa o Outono e acaba no dia 21 de Dezembro.
O vento dá grandes abraços nas árvores, e as folhas, uma por uma, vão caindo dos ramos.
Logo o céu fica cinzento, e pouco depois a chuva bate nos telhados das casas.
Gosto muito do Outono, porque nesta estação o chão fica cheio de folhas secas de muitas cores.
Com o Outono chega o cheirinho a castanhas assadas, e é muito bom!
Na minha escola, todos os anos celebrámos o Pão-por-Deus. Para esta ocasião trazemos frutos da estação, e frutos secos, para depois partilhar com todos os colegas.
Mas, o que eu mais adoro é o Magusto porque assamos castanhas. Comemos todos juntos à volta da fogueira.

Maria Isabel – 4.º A

Outono

O Outono é uma estação muito linda. É divertido ver as folhas das árvores a cair de várias cores.
Nesta época do Outono festeja-se na escola o dia do Pão-por-Deus. Nesta estação há muitas variedades de frutos como: castanhas, peros, nozes, laranjas, peras, etc. É um dia muito divertido para mim e para todos os meus colegas.
No Outono o tempo fica mais frio e às vezes, chove!
Adoro o Outono!

Marisa – 4.º A

Outono

No Outono as folhas caem e há algum vento e frio. As pessoas usam a roupa mais quente e as andorinhas vão-se embora para países mais quentes. Nesta época há muitas castanhas, romãs, diospiros, figos e outros frutos secos...
Há pessoas que fazem vinho no Outono porque há muitas uvas.
No Outono há folhas de muitas cores: amarelas, vermelhas e castanhas. Há meninos que aproveitam para pôr o papagaio a voar com o vento que está.
As árvores ficam despidas mas a paisagem, é sempre bonita.
As pessoas juntam-se todas para assar castanhas e a isso chama-se o magusto. Eu também adoro estar à volta da fogueira, com a minha família, para assar as castanhas.


Maria Daniela – 4,º A

Outono

O Outono é uma estação do ano muito divertida, porque podemos ver as cores fortes do Verão a escurecer até ficarem acastanhadas.
Também é o tempo das castanhas e dos magustos, que eu gosto muito.
Começa o tempo a arrefecer e as tardes ficam mais frias e escuras.
As folhas das árvores soltam-se, esvoaçando por todo o lado, deixando o chão coberto de pequeninas folhas.
As árvores parecem, tristes, sem roupa e o vento parece pentear-lhe os cabelos.
Este é o Outono que eu conheço.

João Pedro – 4.º A

Outono

O Outono é uma das quatro estações do ano. Nesta estação o tempo começa a arrefecer, as árvores perdem as folhas que formam um lindo tapete colorido no chão.
No Outono os dias são mais pequenos e mais escuros, é por isso que devemos nos cobrir quando saímos.
Eu gosto do Outono porque é nessa altura que começamos a acender a lareira para aquecer, e que começamos a usar pijamas quentinhos.
É a época das castanhas, nozes, maçãs, laranjas, figos e também se festeja o dia das bruxas. Faz-se o Magusto e comem-se as deliciosas castanhas assadas.
Na escola costumamos apanhar variadas folhas para fazer trabalhos com o(a) professor(a), também fazemos muitos desenhos sobre esta estação.
Também é no Outono que faço anos, no dia dezassete de Novembro, por isso é a minha estação preferida.

Hugo – 4ª A

Outono

No dia 23 de Setembro começa o Outono e acaba no dia 22 de Dezembro.
No Outono as folhas das árvores ficam amarelas ou vermelhas, as árvores ficam nuas e os pássaros vão para outros países como por exemplo, África e o Brasil.
Eu gosto do Outono porque podemos usar roupas quentinhas e ao fim-de-semana passear com aquele vento a bater nas nossas caras. Gosto de apanhar pinhas para fazer uma fogueira para aquecer as mãos, folhas para enfeitar um desenho.
Também gosto de ver os castanheiros cheios e apanhar as castanhas para o Pão-por-Deus.

Cristina Silva – 4.º A

Outono

A estação do Outono começa no mês de Setembro e termina no mês de Dezembro.
Nos primeiros dias desta estação há dias muito quentes.
Caem as primeiras chuvas, as manhãs e as tardes vão ficando mais frescas.
As folhas caem das árvores formando no chão um tapete de várias cores.
No Outono comemos nozes e castanhas. Também é nesta estação que começam as aulas, iniciando-se um novo ano escolar.

Carolina – 4.º A

Visita dos Idosos do Refúgio São Vicente de Paulo - Gaula

No dia 28 de Outubro de 2008 um grupo de idosos do Lar -Refúgio S. Vicente de Paulo – Gaula, veio à nossa escola. Os idosos visitaram a nossa sala e os meninos da braguinha receberam-nos com uma música: a “Valsinha”. Depois dos meninos da braguinha tocarem, os idosos ensinaram-nos jogos como: as cartas, as damas, o loto...
Uma idosa ensinou-me a jogar dominó e à Bisca.
Mais tarde, fomos nós que ensinámos os idosos a fazer desenhos e a escrever o seu nome no computador. Foi um pouco difícil mas conseguimos!
Por fim, cantámos canções “A maré está cheia”, “Alecrim”, o “Bailinho da Madeira”, “Primavera das flores” e houve um lanche especial com sumos, bolachas, bolos e muitas outras coisas deliciosas!
Todos nós passámos uma tarde de convívio e boa disposição. Os idosos ensinaram-nos vários jogos e também aprenderam um pouco de computadores.


Nuno Vieira - 4ºano

Visita dos Idosos do Refúgio São Vicente de Paulo - Gaula

A visita dos idosos foi divertida.
Eu conheci uma idosa muito simpática e se chamava-se Gilda, diverti-me imenso com ela, jogámos às damas e fomos para o computador.
Eu expliquei tudo sobre o computador e o jogo o das damas, ela gostou de estar comigo e gostei dela, foi a melhor amiga que eu já vi.
Cantámos para todos os idosos e emprestámos-lhe instrumentos musicais para eles tocarem e cantarem. Cantámos, “Alecrim”, “Primavera das flores e o “Bailinho da Madeira”!
Despedimo-nos deles, o Presidente da Junta deu algumas palavrinhas e jogamos muitos jogos divertidos.
Gostei imenso de conhecer os Idosos.
Marisa - 4.º A
No dia 28 de Outubro os idosos vieram à nossa escola. Quando eles chegaram á escola jogámos com eles a muitos jogos: às cartas, ao dominó, ao peixinho, ao loto e às damas. Foi muito divertido!
Depois fomos todos para os computadores. Ensinámos os idosos a fazer desenhos, a por as cores para desenhar, a mexer no rato, e até ensinamos a escrever um texto.
De volta à sala todos nós cantámos quadro músicas: «A maré está cheia», o «Bailinho da Madeira», «Alecrim», «Ponha aqui o seu pezinho». Depois de tanta alegria todos esfomeados e todos nós comemos um lanche muito bom que foi: bolachas com chocolate, bolachas de água e sal, sumos e outras coisas mais!
Por fim despedimo-nos dos idosos que parecem ter gostado de ter passado a tarde connosco.
Eu gostei muito, foi maravilhoso!

Maria Daniela – 4.º A

Visita dos Idosos do Refúgio São Vicente de Paulo - Gaula

No dia 28 de Outubro, um grupo de idosos do lar de Gaula: Refúgio S.Vicente de Paulo, fizeram uma visita à nossa escola, mais propriamente à nossa sala.
Eles passaram algum tempo connosco e ensinaram-nos vários jogos como o loto, damas, cartas e o dominó. Foi muito divertido!
Nós também ensinámos os idosos a mexer no computador. Eles tentaram escrever o seu nome. Houve alguns que até conseguiram mas outros desistiram porque o tremor das mãos os impedia de controlar os movimentos.
Após esta experiência nos computadores, regressámos à sala e aí, juntamente com o professor de música cantámos umas canções para os idosos.
Gostei muito desta visita à nossa escola.

Luís Carlos – 4.º A

Visita dos Idosos do Refúgio São Vicente de Paulo - Gaula

Ao longo deste ano celebram-se os 500 anos de Gaula.
Para o comemorarmos, convidámos os idosos do lar de Gaula para connosco passarem a tarde.
Foi muito divertido! Sempre que lhes dávamos um sorriso logo retribuíam com outro. Sentei-me junto a um idoso muito simpático. Para mim foi engraçado poder ensiná-los a mexer no computador, e para ele também foi importante poder ensinar-me a jogar às cartas.
Acho que nos entendemos muito bem.
Cantámos, comemos, tocámos e brincámos como se fossemos da mesma idade.
É bom poder dar e receber!
João Pedro - 4.º A

segunda-feira, 10 de novembro de 2008

A nossa escola

Acabaram as férias
E começaram as aulas
Aprendemos muitas matérias
Em aulas sempre fantásticas!

Acabaram as férias
Começou a escola
E já tenho os livros
Na minha sacola.

Vou rever os amigos
E vou matar saudades
E ficarem a saber
As últimas novidades.

Com muito esforço
E muita dedicação
Vamos todos aprender
A nossa lição.

A quem nos ajuda
Com todo o cuidado
Aos que aqui trabalham
O nosso muito obrigado.

Os nossos professores
Sempre meigos e sorridentes
Quando lhes pedimos ajuda
Atendem-nos sempre contentes.

Escola Doutor Clemente Tavares
Aqui foi onde estudei
Quando um dia for embora
Nela sempre pensarei.

Foi bom aprender
Foi bom estudar
Da minha escola
Eu sempre me vou lembrar.

Escola, escolinha
Pequenina aqui cheguei
Fiz muitos amiguinhos
Que nunca esquecerei.

Neste aniversário
Da sua inauguração
Vamos dar-lhe os parabéns
Com muita emoção.

Para a nossa escola
Com muita alegria
Só felicidades
E muitos anos de vida.
Alunos do 4.º ano

A minha escola

Na minha escola Dr.clemente Tavares há várias actividades diferentes: Educação Física, Expressão Plástica, Inglês, Informática e as aulas da professora Olga, mas eu adoro todas elas.
Os professores e auxiliares desta escola são muito simpáticos mas, às vezes ficam chateados, mas eu sei que eles têm razões para isso.
O que eu mais adoro fazer é estudar porque aprendemos muito com o estudo que fazemos.
Também gosto muito das aulas de Informática, onde podemos pesquisar e aprender.
A nossa escola já ganhou durante sete anos seguintes a Bandeira Verde porque cuidamos muito bem do Ambiente. Ele deve ser tratado com muito carinho e amor, para que as plantas cresçam, bem e com muita saúde.
A nossa escola também faz muitas campanhas de recolha de rolhas, pilhas e tinteiros para não poluir o Ambiente.
Este é um gesto muito importante em que todos os alunos podem participar.
Nesta festa de comemoração do 10ºAnivesário da escola Dr.Clemente Tavares, desejo que ela continue a existir para que todas as crianças que nasçam, no futuro, tenham a sorte de frequentar esta escola fantástica.


Maria Isabel

A minha escola

A minha escola fez dez anos no dia um de Outubro.
Eu gosto muito da minha escola porque tem um escorrega, um baloiço e um sobe e desce no pátio.
A minha escola participa em muitos concursos: de desenho, da bandeira verde, das ortografíadas, do minimat, do minibio, do pensa rápido...Enfim, é uma escola muito activa!
Eu tenho muitos amigos nesta escola!
Nesta escola os (as) professores(as) são muito simpáticos.
A minha professora da aula curricular chama-se Olga e temos aulas com ela no turno da tarde.
Como a escola também se preocupa com a protecção do ambiente concorreu à Bandeira Verde e já ganhou este prémio durante sete anos seguidos.
É com grande orgulho que hasteamos esta linda bandeira .
Parabéns pelos teus dez anos!

Hugo

A minha escola

A minha escola fez 10 anos no dia 1 de Outubro.
Os professores ensinam os alunos e fazemos lindos trabalhos.
A nossa escola é mais linda do mundo porque nela aprendemos muitas coisas: a ler, a escrever, a fazer contas...
Além disso, também tenho aulas de Informática, de Apoio, de Inglês, de Expressão Plástica...
A atividade de que eu gosto mais é Expressão Plástica porque fazemos trabalhos muito interessantes com materiais variados.
A nossa escola é muito especial porque interessa-se muito pelo bom Ambiente e reutiliza materias velhos para construir coisas bonitas. Como a nossa escola participa em muitos projectos sobre o nosso ambiente, já ganhou 7 anos seguidos a Bandeira Verde.
Marisa

A minha escola

O dia 1 de Outubro foi o dia em que a nossa escola, a escola Dr. Clemente Tavares, fez 10 anos e festejámos essa data. A escola foi pintada para ficar linda, para o dia do seu aniversário.
As aulas curriculares são no turno da tarde, das 13h30 às 18h30, com a melhor professora que eu já tive, a professora Olga.
O A.T.L. é de manhã das 08h30 às 09h30. Depois, das 09h30 às 12h30, temos as actividades extra-curriculares que são muito divertidas e interessantes: inglês, experssão plastica, música, cordofones, educação fisica, infotmática...
Eu adoro a minha Escola que é muito especial. Ela já ganhou durante 7 anos seguidos a Badeira Verde.
Muitos Parabéns, querida Escola!
Cristina Silva

A minha escola

A minha escola chama-se Dr. Clemente Tavares, é uma escola espaçosa, grande e colorida.
Tem um baloiço, um escorrega, um sobe e desce e no pátio e tem um campo grande com balizas no interior do campo. O exterior é muito grande e tem um parque de estacionamento.
Quando vou para a escola utilizo a carrinha como meio de transporte porque eu ainda moro um pouco longe da escola.
Na nossa escola fazemos muitas actividades diversificadas. No campo temos ginástica e jogamos futebol, basquetebol, voleibol e outros jogos. Nas salas há expressão plástica, ludoteca, biblioteca, expressão musical, braguinha, inglês e informática que é a minha actividade preferida.
No turno da tarde temos a aula curricular com a professora Olga.
Eu sinto muito orgulho da minha escola porque ela é muito especil, pois ganhou durante sete anos seguidos a bandeira verde. A minha escola procura ensinar a todas a pessoas que é necessário preocupar-se com o ambiente.

Michael



A minha escola

A minha escola fez 10 anos de existência no dia 1 de Outubro.
Esta escola chama-se Escola Básica do 1º- Ciclo, com pré- Escolar, Dr.Clemente Tavares e eu gosto muito dela. Os dias que passo na Escola são muito divertidos e tenho muitos colegas que são meus amigos.
Eu entrei nesta escola para frequentar a pré C quando ainda era muito pequenino.
Agora já estou no 4.º ano, ainda com os meus colegas e desejo acompanhá-los sempre até ao fim.
Eu sou muito feliz nesta escola maravilhosa!

João Daniel – 4.º ano

A minha escola

A nossa escola foi inaugurada no dia 1 de Outubro de 1998.
Eu gosto muito da minha escola pois aprendo a escrever, a ler, a cantar e fazer contas...
Na escola temos actividades : Expressão Plástica, Braguinha... No turno da tarde temos aula curricular.
Eu, como aluna desta escola, participei em várias actividades, como por exemplo: No concurso de máscaras, na campanha de recolha de pilhas e rolhas. Todas estas actividades mostram que a nossa escola se preocupam muito com o meio ambiente.
A minha escola é bonita e foi pintada novamente porque no dia 1 de Outubro de 2008 fez dez anos e fizemos uma festa.
Para terminar, quero desejar muitas felicidades e muitos anos de vida para a minha escola.

Carolina

A minha escola

Na minha escola os dias são fantásticos !
Na minha escola há muitos alunos e muitos professores.
A minha professora da curricular chama-se Olga. Ela é muito simpática e compreensiva.
A professora Carla de Espressão Plástica também é muito simpática, ensina-nos a fazer trabalhos maravilhosos.
Enfim, todos os prefessores são impecáveis assim como a nossa Senhora Directora Sónia.
A minha escola está sempre muito bem cuidada e é tratada com muito respeito e carinho. As nossas professoras fazem sempre muitos trabalhospara enfeitar a Escola, para que ela fique com um ar muito alegre.
Há uma grande preocupação com o Ambiente e todos os alunos, professores e funcionárias participam em actividades para proteger o ambiente. É por esta razão que a escola Dr. Clemente Tavares já ganhou durante 7 anos seguidas a Bandeira Verde.
No início deste ano lectivo estiveram a pintar a Escola, porque ela fez dez anos no dia 1 de Outubro e realizou-se uma festa.
Eu desejo muitos anos de vida à nossa escola, para que muitos outros meninos que ainda irão nascer, aqui possam estudar.

PARABÉNS!!

Maria Daniela

sexta-feira, 7 de novembro de 2008

Outono

O Outono é mais frio
Os dias são mais cinzentos
É como a água do rio
A ser beijada pelos ventos.

Eu gosto muito do Outono
É a minha estação preferida
Eu chamo-me Nuno
Este é o poema da minha vida.

Nuno

Outono

No Outono há castanhas
nozes, pêras e maçãs
há também os diospiros
frutos secos e romãs.

Agora tenho lições
e trabalhos escolares
e também vou festejar
os Santos Populares.

O sol fica envergonhado
as folhas das árvores caiem
É tudo mais sossegado
e as andorinhas partem.

O Outono é muito divertido
para brincar com as amigas
Nas folhas secas e coloridas
Neste Outono lindo e comprido.

Maria Daniela_ 4º

O Outono chegou

O Outono chegou
A andorinha partiu.
O sol mais cedo se deitou
A chuva miudinha caiu,
Então o Outono chegou.

A videira triste está a chorar,
Ela sem uvas ficou.
Cheira a vinho novo no lagar,
Então o Outono chegou.

As temperaturas desceram,
O vento assobiou.
As aulas já começaram,
Então o Outono chegou.

Os lagartos hibernam
A árvore despida ficou.
As folhas soltas dançaram,
Então o Outono Chegou.

Maria Isabel

Outono

Chegou o Outono
Com muito frio e chuva
O Verão acabou
E muita coisa mudou.

O Outono chegou
O Verão acabou
As folhas começam a cair das árvores
E ficam com várias cores.

O Outono começa
No dia 21/22 de Setembro
E acaba no dia 21 de Dezembro.

Luís Carlos – 4.º ano

quarta-feira, 5 de novembro de 2008

terça-feira, 17 de junho de 2008

A Freira do Bugio

A Freira do Bugio é uma ave marinha e vive durante muitos meses no mar alto. Ela brinca, dorme, descansa e alimenta-se no mar. Pode passar seis meses em alto mar, sem precisar de ir a terra.
No entanto, há uma altura em que ela precisa de ir a terra para preparar o seu ninho, para mais tarde pôr o ovinho, ou seja, para se reproduzir. É nessa altura que esta ave vai até à ilha do Bugio que é o único lugar onde elas nidificam. É num pequeno planalto que lá existe que elas escavam um buraco com cerca de 30 cm e aí depositam o ovo. Os ninhos permanecem no Bugio e no ano seguinte o mesmo casal de Freiras volta ao mesmo ninho para o arranjar novamente, escavando-o mais um pouco. Se encontrarem o ninho estragado, ou se por qualquer razão o ovo se partir, o casal vai embora e não põe ovo nesse ano.
Como esta ave está em vias de extinção, é necessário tirar de lá os animais que poderão destruir os seus ninhos como os ratos, os coelhos e as cabras. Nós também podemos ajudar a preservar esta linda ave não poluindo as águas, pois o lixo poderá matá-la também.
Prometo ajudar a Freira do Bugio.

Luís Carlos 3º ano


A Freira do Bugio

A Freira do Bugio é uma ave marinha de tamanho médio e que se encontra em perigo de extinção.
Esta ave tem o peito branco e o resto do corpo é cinzento. O seu bico é curvo na ponta para apanhar peixe. E as suas patas têm membranas para nadar e levantar voo.
A Freira do Bugio passa a maior parte do tempo no mar e só vai a terra para nidificar. Isto só acontece na ilha do Bugio, daí o seu nome “Freira do Bugio”.
Gostei muito de conhecer esta ave e espero que ela não desapareça da nossa ilha.

Nuno 3º ano

A Freira do Bugio

A Dra. Sara Freitas do Parque Natural da Madeira, realizou uma Acção de Formação na nossa escola para nos falar de uma ave marinha muito especial: a Freira do Bugio.
Esta ave só existe na nossa ilha e em pequeno número por isso, é importante conhecê-la e ajudar na sua preservação.
É uma ave muito bonita. Tem o corpo cinzento e o peito branco. O seu bico é curvo e possui dois buraquinhos por onde expulsa o sal que ela engole ao comer os peixes. É uma ave marinha e é capaz de estar durante seis meses no mar alto sem ir a terra. Ela só vai a terra na altura de construir o ninho e de pôr o ovo. Ela só faz o ninho na ilha do Bugio e só põe um ovo por ano. Se por acaso ela chegar à ilha do Bugio e o seu ninho estiver estragado a ave já não põe ovo nesse ano.
Adorei conhecer esta ave magnífica!

Hugo 3º ano


Dia da criança

No dia 30 de Maio a nossa escola organizou um passeio para festejar o Dia da Criança. Neste passeio participaram todos os alunos, professores e auxiliares.
Saímos da escola por volta das 9:15 da manhã e a primeira paragem foi na Ribeira Brava onde fizemos o primeiro lanche. Continuamos viagem até à Fonte do Bispo onde parámos para almoçar. Eu almocei com a minha professora e algumas colegas. Depois do almoço pudemos correr e brincar. Foi muito divertido!
Voltamos a seguir viagem, passando por muitos locais bonitos. A última paragem foi na Ponta de Sol onde lanchámos e aproveitámos para brincar um pouco. O passeio já estava a chegar ao fim mas, antes de irmos embora, comemos um gelado. Estava delicioso!
Às 4 horas da tarde chegámos à escola. Estávamos todos cansados mas muito felizes por termos tido um passeio tão giro e divertido.
Eu adorei compartilhar este dia com os meus colegas e professores. Nunca irei esquecer este dia!

Maria Isabel 3º ano
No dia 30 de Maio os alunos da Escola Básica do 1º ciclo Dr. Clemente Tavares deram um grande passeio pela ilha.
Todas as crianças estavam na escola às 8:30. Quando chegaram os três autocarros, todas as turmas começaram a ocupar os seus lugares. A partida foi às 9:15.
Durante a viagem vi paisagens muito bonitas e reparei que a ilha da Madeira tem muito encanto e beleza. No autocarro cantámos várias canções para passarmos melhor o tempo.
A primeira paragem foi na Ribeira Brava onde pudemos lanchar. Após o lanche seguimos viagem até à Fonte do Bispo para almoçar. Depois do almoço pudemos brincar, correr e apreciar a paisagem pois, lá estavam muitas vacas a pastar.
Após a brincadeira, decidimos retomar a viagem, passando novamente por vários locais. O último lanche foi feito na Ponta de Sol onde também pudemos saborear um delicioso gelado, pois estava muito calor.
Por fim, regressámos à escola muito contentes, mas cansados.
Adorei este dia e diverti-me imenso!

Cristina Gouveia 3º ano

Dia da criança

O Dia da Criança foi muito divertido porque demos um passeio e visitámos vários lugares muito bonitos: Ribeira Brava, Fonte do Bispo e Ponta do Sol.
O almoço foi na Fonte do Bispo e lá tinha muitas vacas a pastar. Alguns amigos meus tiraram-lhes fotografias mas elas não ficaram nada assustadas. Depois do almoço, jogámos à bola e fizemos muitos outros jogos engraçados.
O Dia da Criança foi fantástico, quem me dera que todos os dias fossem assim!
Oxalá que todas as crianças do mundo pudessem ser felizes neste dia.
João Pedro 3º ano

Dia da criança

O dia 30 de Maio foi um dia muito especial pois foi nesta data que a minha escola festejou o Dia da Criança, que como todos sabem é a 1 de Junho.
A nossa escola realizou um grande passeio, em que participaram todas as turmas, todos os professores e auxiliares. Cada um de nós teve de levar a sua mochila com o lanche da manhã, o almoço e o lanche da tarde.
Visitámos vários lugares e divertimo-nos imenso. Almoçámos num local chamado Fonte do Bispo. Lá havia muitas árvores e muitas vacas, mas elas não fizeram mal a ninguém, nem se sentiram incomodadas com a nossa presença.
Após o almoço, brincámos, corremos e fizemos muitos jogos divertidos.
Foi um dia espectacular!

Cristina Silva 3ºano
O arquipélago da Madeira é formado pela ilha da Madeira, a ilha das Desertas, a ilha do Porto Santo e as ilhas Selvagens.
No arquipélago da Madeira existem várias espécies de animais e plantas que foram encontrados pelos primeiros aventureiros que vieram habitar esta ilha. No entanto, também existem outras espécies que foram introduzidas no arquipélago por esses primeiros habitantes. Estas pessoas também levaram animais para as ilhas Selvagens, no entanto, não puderam lá ficar porque não havia água potável.
Na ilha da Madeira existe uma floresta que se chama “Floresta Laurissilva”. Desta fazem parte muitas plantas como o Barbusano, o Til, o Loureiro, o Vinhático, entre outras. Também podemos observar pequenas plantas como a Leituga, a Orquídea da Serra, o Gerânio da Madeira, Fetos…
Existem também muitas espécies de aves terrestres como o Pombo Trocaz, o Bis-Bis, o Papinho, o Tentilhão, a Lavandeira, o Corre Caminhos e também aves de rapina como a Manta, a Coruja, o Francelho e o Fura Bardos.
As aranhas também fazem parte desta biodiversidade: a Tarântula da Madeira, a Tarântula do Porto Santo e a Tarântula das Desertas. Estas aranhas vivem em locais secos e podemos encontrá-las debaixo das pedras.
Eu adorei esta acção de formação e fiquei impressionado quando aprendi que no meu pequeno arquipélago existe tanta variedade de animais e plantas.

Nuno 3º ano


A Biodiversidade Insular

No dia 14 de Maio, recebemos na nossa escola a visita da Dra. Sara Freitas que nos veio fazer uma acção de sensibilização sobre a biodiversidade insular. Este foi um tema muito interessante e com o qual aprendemos muitas coisas.
A nossa ilha chama-se Madeira e apesar de ser pequena, possui uma grande variedade de espécies de animais e plantas. A Madeira é um arquipélago, do qual fazem parte a ilha do Porto Santo, as ilhas Desertas e as ilhas Selvagens.
Antes da Madeira ser descoberta, já viviam muitos seres vivos nas suas ilhas. Após a sua descoberta, os primeiros habitantes trouxeram também muitas espécies de animais e plantas.
As ilhas Selvagens são muito pequeninas mas apesar disso há animais e plantas que só existem naquelas ilhas. O mesmo acontece com outros seres vivos que só aparecem em determinado lugar, como é o caso da Violeta da Madeira que é uma planta muito pequena e só existe nas montanhas da Madeira.
Existe também uma ave que só existe na nossa ilha e que faz o seu ninho na floresta da Madeira – a Freira da Madeira. Existem ainda muitas aves marinhas como a Freira do Bugio, a Gaivota de Patas Amarelas, o Garajau comum, a Cagarra, o Roque de Castro, a Alma Negra…Para além destas podemos observar outras lindas aves que vivem na nossa ilha como o Pintassilgo, o Corre-Caminho, o Tentilhão, a Lavandeira, o Bis Bis, o Papinho e muitos outros. Na nossa ilha também podemos encontrar algumas aves de rapina como a Manta, o Fura Bardos, o Francelho e a Coruja que se encarrega de comer muitos ratos.
Existem ainda alguns mamíferos marinhos como Lobos-marinhos, Golfinhos e Baleias e também uma grande variedade de peixes: Mero, Badejo Amarelo, Charuteiro e Sardo. Para além destes podemos ainda observar as tartarugas, o caranguejo – aranha, a Medusa…
A Madeira possui a sua linda floresta Laurissilva composta por muitas árvores de grande porte como o Til, o Loureiro, o Barbusano, o Vinhático, entre outras. Existem também outras plantas mais pequenas e também características da Madeira como o Massaroco, a Urze, a Estreleira, a Orquídea da Serra, a Leituga…
Como pudemos ver a nossa ilha, apesar de ser um pontinho pequenino no Atlântico, é muito bonita e possui uma grande diversidade de plantas e animais que a tornam ainda mais atractiva!

Maria Daniela 3º ano


Primavera

A Primavera começa no dia 21 de Março. Nesta estação os passarinhos fazem os ninhos e põem os seus ovinhos.
A Natureza torna-se muito bonita e colorida, cheia de flores e de muitos perfumes agradáveis.
Eu costumo apanhar algumas flores para colocar numa jarra e assim enfeitar também a minha casa.
A Primavera é a minha estação do ano preferida porque o colorido e o cheiro das flores fazem-me sentir muito bem.

Carolina 3º ano

A minha mãe

A minha mãe é muito simpática, querida e amorosa. A minha mãe tem cabelos castanhos, olhos azuis e é muito bonita. Eu gosto imenso dela porque ela fala comigo sempre que eu preciso, abraça-me, dá-me muitos beijinhos e muito carinho
As mãos da minha mãe estão calejadas pois ela trabalha muito para que nunca nos falte nada, nem comida, nem roupa.
A minha mãe é a minha melhor amiga, amo-a muito!

Maria Daniela 3º ano


A minha mãe

A minha mãe é muito simpática, carinhosa e muito querida.
A minha mãe dá-me muitos miminhos quando estou doente e quando estou triste. Ela é muito importante para mim porque oferece-me tudo o que eu preciso. Sem ela eu não estaria neste mundo.
Como no dia 4 de Maio celebra-se o teu dia, irei preparar um pequeno – almoço especial e pedirei à avó para cortar uma linda rosa para ti. Tudo isto será acompanhado por um poema que farei, especialmente para ti.
Adoro-te Mãe!

Maria Isabel 3º ano

Visita de estudo ao Jardim Tropical Monte Palace

No dia 29 de Abril de 2008, os alunos do 3º e 4º anos de escolaridade foram fazer uma visita de estudo ao Jardim Tropical Monte Palace que fica situado na freguesia do Monte.
Primeiro falámos com uma senhora muito simpática, chamada Paula. Ela foi a guia da nossa visita.
A senhora Paula levou-nos junto a uns painéis que nos mostravam os acontecimentos mais importantes da História de Portugal. Seguidamente fomos conduzidos a um Museu onde estavam expostas várias esculturas que representavam a maternidade da mulher, a fertilidade da mulher, a virilidade do homem…
No mesmo prédio, mas já no rés-do-chão visitámos uma sala lindíssima onde pudemos observar uma grande colecção de rochas e pedras preciosas, como por exemplo a granada que era vermelha, os diamantes, ouro e esmeraldas. Havia uma pedra que dava para fazer maquilhagem e até um tronco fossilizado. Era realmente uma colecção fascinante!
Ao longo da visita passámos por um Jardim Oriental onde vimos uns soldados chineses. Também pudemos ver uma lagoa com patos, cisnes e peixes e pelo jardim passeavam galinhas, galos e pavões.
Ao lado da lagoa encontrava-se exposto o vaso de cerâmica mais alto do mundo e em frente à linda casa que lá existe e que antigamente funcionava como um hotel, estava uma estátua em bronze, de uma menina a saltar à corda. Essa estátua transmitia-nos um sentimento de alegria e paz que é o que sentimos quando visitamos o Jardim Tropical Monte Palace.

Maria Daniela 3º ano

Visita de estudo ao Jardim Tropical Monte Palace

No dia 29 de Abril de 2008, fizemos uma visita de estudo ao Jardim Tropical Monte Palace, também conhecido por Quinta Berardo.
Esta quinta fica situada no Monte-Funchal e está rodeada por muita vegetação: flores, árvores e plantas. Algumas são exóticas, naturais de vários Continentes e outras são características da nossa Floresta Laurissilva como o Loureiro, o Vinhático, o Barbusano, a Faia, entre outras. É uma paisagem natural onde podemos encontrar também lagoas com cisnes, patos e uns peixes muito especiais – os peixes Koi. É um lugar muito agradável para descansar!
Quando chegámos à Quinta, a Senhora Paula, que foi a nossa guia, estava à nossa espera.
Visitámos o Museu Monte Palace, o qual tinha muitas esculturas do Zimbabué, em exposição. Esta exposição chamava-se “Paixão Africana”. Neste Museu havia outra sala onde se encontrava uma colecção de minerais provenientes do Brasil, África do Sul, Portugal, Argentina e América do Norte. É uma colecção muito rica e lindíssima!
Ao caminharmos por este lindo jardim vimos uma famosa colecção de azulejos, onde estão representados acontecimentos importantes da História de Portugal.
Antigamente, a linda casa que existe nesta Quinta, era um Hotel - “Monte Palace Hotel”. Este era frequentado por pessoas ricas e muito importantes que apreciavam este maravilhoso lugar que tem uma linda vista sobre o Funchal.
O senhor José Berardo que comprou esta Quinta, juntamente com a sua esposa, dedicaram-se a recuperar o Jardim e o Hotel. Mais tarde, e depois de recuperada, fez a sua doação à Instituição Particular de Solidariedade por ele criada, a Fundação José Berardo.

Maria Isabel 3º ano

Visita de estudo ao Jardim Tropical Monte Palace

Hoje, dia 29 de Abril, as turmas do 2º, 3º e 4º anos de escolaridade, da Escola Dr. Clemente Tavares, fizeram uma visita de estudo à Quinta Monte Palace, situada no Monte – Funchal.
Foi muito divertido! Ao longo da visita, pudemos observar uma grande variedade de pedras, jóias, azulejos, esculturas, plantas e animais.
Desde o início da visita fomos acompanhados por uma guia que nos explicou o significado ou a história de cada objecto, animal ou planta.
Estivemos também num museu onde estava exposta uma Colecção de Escultura Contemporânea do Zimbabué. Aqui também fomos orientados por outra senhora que nos explicou o significado de cada estátua e quem era o seu escultor. No rés-do-chão deste Museu visitámos ainda uma fantástica sala onde pudemos observar várias espécies de pedras que tinham muitos anos e que foram encontradas em grutas. Aqui pudemos ver diamantes verdadeiros.
Eu gostei muito desta visita e achei-a muito interessante!

Hugo 3º ano


Visita de estudo ao Jardim Tropical Monte Palace

Hoje, dia 29 de Abril, as turmas do 3º e 4º anos de escolaridade fizeram uma visita de estudo à Quinta Monte Palace, pertencente ao senhor Berardo.
Quando lá chegamos fomos recebidos por uma senhora chamada Paula que nos mostrou coisas emocionantes
Levou-nos a um museu onde estavam expostos vários minerais e gemas. Nesse mesmo local, mostrou-nos umas pedras de cor verde que se chamam esmeraldas. Havia muitas outras pedras, de várias cores e também muito bonitas.
Passámos por um lindo jardim oriental e atravessámos uma espécie de ribeiro, pondo os pés em cima de umas pedras redondas, com cuidado para não cairmos. Mais à frente encontrámos cisnes, patos e outros animais.
Pudemos observar uma casa muito grande, construída há muitos anos, que antigamente funcionava como um hotel onde ficavam instaladas muitas pessoas ricas e importantes.
Ao longo de todo o jardim tropical encontrámos várias esculturas, vasos e azulejos.
No fim da visita passámos num local onde se encontravam umas esculturas que emitiam sons. A senhora Paula perguntou-nos o que estávamos a sentir e todos nós respondemos que sentíamos medo. Estávamos desejosos de sair daquele local.
Na minha opinião, este foi um dia magnífico onde conheci e aprendi coisas fantásticas.

João Daniel 3º ano


segunda-feira, 16 de junho de 2008

Páscoa

A Páscoa é uma época de festa, pois comemoramos a ressurreição de Jesus. Jesus ressuscitou e está vivo connosco e eu sinto muita alegria.
Na Páscoa colhemos flores para fazer um tapete muito bonito. É neste tapete que passa a procissão. Eu também colaboro, colhendo flores.
A Páscoa é também uma época muito deliciosa porque comemos amêndoas e ovos de chocolate.
Na minha casa festejamos o Domingo de Páscoa, reunidos na casa da minha avó e lá almoçamos todos juntos.
É um dia muito importante para todos os católicos.

Carolina 3º ano



Páscoa

A Páscoa é a altura do ano em que se comemora a morte e a ressurreição de Jesus Cristo.
No entanto, a Páscoa é também a época mais doce do ano. Oferecem-se ovos de chocolate, amêndoas e muitas coisinhas deliciosas.
O Coelhinho é também um símbolo da Páscoa e os ovos significam a ressurreição de Jesus.
Na Páscoa estamos sempre em família.

João Daniel 3º ano


Páscoa

A Páscoa é uma época em que se comemora a morte e ressurreição de Cristo.
No Domingo de Páscoa as crianças e os adultos comem muitas amêndoas e ovos de chocolate. Existe uma lenda da Páscoa que nos conta que, nesta altura, o Coelhinho da Páscoa vai à casa dos meninos bem comportados e oferece-lhes ovos de chocolate como recompensa pelo bom comportamento.
Toda a minha família comemora a Páscoa com muita alegria e felicidade mas também com muito respeito.
Eu só digo uma coisa na Páscoa:
-Que venham os chocolates!

Nuno 3º ano


Di do pai

O Dia do Pai comemora-se no dia 19 de Março e neste dia costumo oferecer-lhe um ou dois presentes.
Eu gosto muito do meu pai porque ele faz tudo o que eu quero. O meu pai é o meu melhor amigo. Ele é muito engraçado, diz muitas piadas e ensina-me muitas coisas. Gosto imenso de brincar com ele e juntos, divertimo-nos muito a jogar à bola, a andar de bicicleta e a fazer jogos variados.
O meu pai só não me acompanha a comer doces porque ele não gosta nada de chocolates, amêndoas, bolos… Isso é o que ele tem de pior!
Muitas vezes, o meu pai chateia-se comigo, mas eu sei que é para o meu bem e porque ele gosta imenso de mim.
Eu adoro o meu pai!

Nuno 3º ano


Dia do pai

O Dia do Pai foi muito especial. Eu e o meu irmão, com a ajuda da minha mãe fizemos um delicioso bolo e preparámos um jantar especial para celebrar o dia do pai. Depois de ajudar a minha mãe, enfeitámos a cadeira preferida do nosso pai com flores.
Quando o meu pai chegou a casa, corremos até ele e demos-lhe muitos beijinhos e abraços. Também lhe ofereci um chaveiro que fiz na escola., com muito carinho. O meu pai gostou muito da prenda e leva sempre o chaveiro no bolso.
O meu pai é o melhor pai do mundo!

Marisa 3º ano

Dia do pai

O meu pai é o melhor pai do mundo. Ele é muito meu amigo, dá-me muitos miminhos e gosta de me ver feliz.
Amo muito o meu pai e desejo que ele seja muito feliz e que tenha muita saúde.
Pai, muito obrigado por todos os sacrifícios que fazes por mim.

Carolina 3º ano

Dia do pai

No dia 19 de Março é celebrado o Dia do pai, mas para mim, o dia do pai são todos os dias porque eu gosto muito do meu papá!
Na escola, juntamente com a professora, fizemos um presente para oferecer ao pai. Foi um chaveiro e ficou muito bonito!
Quando chegou ao Dia do Pai, que este ano calhou nas férias da Páscoa, entreguei a prenda ao meu papá. Ele adorou e guardou-a no seu bar.
Ao fim do dia, decidimos ir jantar fora todos juntos para comemorar. Foi uma noite agradável!

Maria Isabel 3º ano

Dia do pai

O dia 19 de Março é o Dia do Pai, o dia em que se faz uma homenagem a todos os pais do mundo.
Ser pai é ajudar, proteger, cuidar, ensinar, estar presente, acompanhar e brincar.
Esta data é importante para mostrar ao pai como ele é importante para nós.
É com muito carinho que digo que o meu pai é o meu melhor amigo.

João Daniel 3º ano



terça-feira, 27 de maio de 2008

sábado, 15 de março de 2008

Desfile de Carnaval

A Físico - Química é divertida!


No dia 7 de Março, os alunos do 3º Ano de Escolaridade da nossa escola participaram no “Dia das Experiências”, promovido pelo Núcleo de Estágio de Ciências Físico-Químicas, da Escola Básica e Secundária de Santa Cruz.
Este Núcleo de Estágio, orientado pela Senhora Professora Sónia Barreto, preparou várias experiências muito engraçadas, que os alunos tiveram a oportunidade de presenciar.
Uma vez mais agradecemos o convite, feito à nossa escola, pela Senhora Professora Sónia Barreto.
Agradecemos também ao Núcleo de Estágio de Ciências Físico-Químicas, da Escola Básica e Secundária de Santa Cruz pelos momentos divertidos, interessantes e agradáveis que proporcionaram aos nossos alunos.

quarta-feira, 12 de março de 2008

A minha localidade

A minha localidade chama-se Gaula e é um local muito importante porque é onde eu vivo.
A freguesia de Gaula fica situada na costa sul da Ilha da Madeira. Desta freguesia podemos observar, ao longe, a Ilha do Porto Santo e as Desertas. A boa vista para o mar e para o aeroporto também é fantástica!
A minha freguesia é grande e está dividida em duas paróquias, cada uma com a sua padroeira. A sul, a padroeira é Nossa Senhora da Luz, e a norte, que é onde eu moro, a padroeira é Nossa Senhora da Graça.
A bandeira e o brasão de Gaula também são muito bonitos. O brasão tem uma cor púrpura e uma Coroa Mural de prata composta por três torres, o que significa que é uma freguesia. No Brasão também podemos observar vários motivos que estão relacionados com a história e as tradições de Gaula:
As esporas- que representam o Amadis de Gaula. Desta novela medieval surgiu o nome da freguesia;
A mó- que representa a agricultura e a moagem de cereais, que era uma actividade muito importante na freguesia;
A amoreira- que representa a gastronomia e o fabrico de doces e licores de amora.
Para além de todas estas tradições muito interessantes, Gaula também é muito bonita porque tem muitas árvores e flores e ainda podemos respirar ar puro.

Cristina Silva 3º ano

O desfile de Carnaval

No dia 1 de Fevereiro, realizou-se um desfile de Carnaval na minha escola.
Eu disfarcei-me de Super-Homem e os meus colegas também trouxeram os seus disfarces muito bonitos. O Hugo disfarçou-se de Polícia, o Nuno de Ninja, a Maria Isabel de Chinesa, enfim, todos os meus colegas trouxeram os mais variados disfarces e estavam todos muito bem.
Desfilámos por algumas ruas de Gaula, ao som de música de Carnaval e eu pude jogar confetis, serpentinas e disparei um tubo de onde saíram muitos papelinhos de várias cores.
Estavam muitas pessoas a assistir, principalmente, familiares que também nos atiraram confetis e serpentinas.
Quando chegámos à escola esperava-nos um lanche fantástico composto por malassadas e mel.
Este foi sem dúvida um grande dia!

Michael 3º ano


O desfile de Carnaval

No dia 1 de Fevereiro todos os alunos foram para escola com os seus fatos e máscaras de Carnaval. Os disfarces eram muito variados e bonitos. Havia Capuchinhos Vermelhos, Bruxas, Punks, Ninjas, Polícias, Militares, Super-Homens, Mágicos, Palhaços, Cowboys, Piratas, Chinesas, Gatos e até, imaginem só, Diabos!
O melhor acontecimento do dia foi o passeio que demos pelos arredores da escola. Apesar de estar um dia frio, muitas pessoas foram assistir ao nosso desfile.
O lanche também foi especial: malassadas com mel e sumo. Estava muito saboroso!
Neste dia também pudemos regressar a casa mais cedo e continuar na brincadeira.

Florentino 3º ano


O desfile de Carnaval

No dia 1 de Fevereiro de 2008, houve um desfile de Carnaval, organizado pelas professoras da minha escola
A minha mãe comprou-me um fato de índio e ajudo-me no disfarce.
Todos os meninos e meninas da minha escola participaram neste desfile, percorrendo algumas ruas de Gaula, usando lindas máscaras e fatos maravilhosos.
Muitas pessoas foram assistir ao desfile. Como os meus pais não puderam estar presentes, a minha avó fez questão de lá estar e eu fiquei muito feliz!
Ao fim da manhã e após o desfile, pudemos saborear um fantástico lanche com sumo, malassadas e mel.
Foi uma manhã bem passada e todos se divertiram muito, tanto as crianças como os adultos.

Luís Carlos 3º ano



O desfile de Carnaval

No dia 1 de Fevereiro de 2008, fizemos um desfile de Carnaval na minha escola.
Eu vim disfarçada de Chinesa e trouxe também um chapéu de chinesa que a minha mãe comprou e um leque oferecido por uma amiga da minha mãe. Acho que o meu disfarce era muito bonito!
Depois de estarmos durante algum tempo na escola brincando e tirando fotografias, fomos lanchar e logo de seguida deu-se início ao desfile.
Todas as turmas se organizaram e ao som de música de Carnaval, desfilámos pelos arredores da escola. Passámos pelo Cemitério, pela Padaria, pela Igreja e também perto da Serragem.
Estavam muitas pessoas a assistir ao desfile, principalmente os familiares das crianças, que puderam ver muitos fatos diferentes, muita alegria e muita cor.
Este dia foi como sempre, muito especial!


Maria Isabel 3º ano


O desfile de máscaras

No dia 31 de Janeiro, realizou-se um desfile de máscaras na nossa escola. Não foi um desfile de máscaras qualquer, foi um desfile de máscaras feitas com materiais de desperdício.
A minha turma esperou pela sua vez para iniciar o desfile e participar, mostrando a todos os presentes, as máscaras que tinham feito em casa, com a ajuda dos pais.
Um dos meus colegas ficou doente nesse dia e apesar de ter feito a máscara, não pôde participar porque não estava presente. Foi uma pena!
Foi uma festa divertida e eu sei que valeu a pena ter tanto trabalho, pois as máscaras estavam todas lindas!

João Pedro 3º ano

O desfile de máscaras

No dia 31 de Janeiro realizou-se um desfile de máscaras na minha escola. Eu gostei muito de ver esse desfile com máscaras de vários modelos e com enfeites variados, onde foram usados diversos materiais de desperdício. Podíamos ver máscaras com lãs, rolhas, tampas de água, caricas, copos de iogurte, com pinturas engraçadas, enfim, de vários feitios e tamanhos, mas todas muito bonitas.
Este desfile foi organizado pelas professoras e realizou-se no turno da manhã. Foi muito engraçado assistir a este desfile, onde todos os alunos puderam mostrar as máscaras que fizeram com a ajuda dos pais.
No final, foram entregues certificados a todos os alunos participantes e um prémio para a máscara vencedora de cada turma. Não foi nada fácil escolher os vencedores porque todas as máscaras estavam muito bem feitas.

Pedro Henrique 3º ano

O desfile de máscaras

No dia 31 de Janeiro de 2008 houve um desfile de máscaras, feitas por nós e com a ajuda dos nossos pais, a partir de materiais de desgaste.
A minha máscara foi feita com cartão e com pinturas e ficou com a forma de uma múmia. Os meus colegas também levaram máscaras muito giras. A do Michael, por exemplo, foi feita com lãs, papéis de bombons, cartão e algodão. Enfim, todos fizeram as suas máscaras com muita imaginação e usando materiais variados.
Os elementos do júri eram muito simpáticos e foram muito justos porque a decisão não era nada fácil!
A máscara vencedora da turma do 3º ano foi a da minha colega Carolina. Eu acho que a decisão foi justa pois ela usou muito material e construiu uma máscara muito original.
Gostei muito do desfile e acho que todos mereciam ganhar porque todos se empenharam muito.

Luís Carlos 3º ano

terça-feira, 29 de janeiro de 2008

O Circo

No dia 4 de Janeiro de 2008, todas as turmas da nossa escola foram ao Circo Claudius- Circus. Este circo estava instalado no Parque de diversões do Porto Novo, em Gaula.
O espectáculo começou com a actuação dos tigres de Bengala e o seu domador. Seguidamente, pudemos assistir a vários exercícios de malabarismo. Depois do malabarista, rimos muito com o número do Palhaço Maestro.
Neste espectáculo apareceram muitos animais: Póneis, uma lama, um camelo, dois burros e um hipopótamo gigante. Ficámos todos maravilhados por ver estes animais de perto.
Para finalizar, apareceram dois palhaços que fizeram coisas muito engraçadas.
Nós divertimo-nos muito no Circo e gostaríamos de voltar para o ano.

Turma do 3º ano