terça-feira, 27 de maio de 2008
sábado, 15 de março de 2008
A Físico - Química é divertida!
No dia 7 de Março, os alunos do 3º Ano de Escolaridade da nossa escola participaram no “Dia das Experiências”, promovido pelo Núcleo de Estágio de Ciências Físico-Químicas, da Escola Básica e Secundária de Santa Cruz.
Este Núcleo de Estágio, orientado pela Senhora Professora Sónia Barreto, preparou várias experiências muito engraçadas, que os alunos tiveram a oportunidade de presenciar.
Este Núcleo de Estágio, orientado pela Senhora Professora Sónia Barreto, preparou várias experiências muito engraçadas, que os alunos tiveram a oportunidade de presenciar.
Uma vez mais agradecemos o convite, feito à nossa escola, pela Senhora Professora Sónia Barreto.
Agradecemos também ao Núcleo de Estágio de Ciências Físico-Químicas, da Escola Básica e Secundária de Santa Cruz pelos momentos divertidos, interessantes e agradáveis que proporcionaram aos nossos alunos.
Agradecemos também ao Núcleo de Estágio de Ciências Físico-Químicas, da Escola Básica e Secundária de Santa Cruz pelos momentos divertidos, interessantes e agradáveis que proporcionaram aos nossos alunos.
quarta-feira, 12 de março de 2008
A minha localidade
A minha localidade chama-se Gaula e é um local muito importante porque é onde eu vivo.
A freguesia de Gaula fica situada na costa sul da Ilha da Madeira. Desta freguesia podemos observar, ao longe, a Ilha do Porto Santo e as Desertas. A boa vista para o mar e para o aeroporto também é fantástica!
A minha freguesia é grande e está dividida em duas paróquias, cada uma com a sua padroeira. A sul, a padroeira é Nossa Senhora da Luz, e a norte, que é onde eu moro, a padroeira é Nossa Senhora da Graça.
A bandeira e o brasão de Gaula também são muito bonitos. O brasão tem uma cor púrpura e uma Coroa Mural de prata composta por três torres, o que significa que é uma freguesia. No Brasão também podemos observar vários motivos que estão relacionados com a história e as tradições de Gaula:
As esporas- que representam o Amadis de Gaula. Desta novela medieval surgiu o nome da freguesia;
A mó- que representa a agricultura e a moagem de cereais, que era uma actividade muito importante na freguesia;
A amoreira- que representa a gastronomia e o fabrico de doces e licores de amora.
Para além de todas estas tradições muito interessantes, Gaula também é muito bonita porque tem muitas árvores e flores e ainda podemos respirar ar puro.
Cristina Silva 3º ano
A freguesia de Gaula fica situada na costa sul da Ilha da Madeira. Desta freguesia podemos observar, ao longe, a Ilha do Porto Santo e as Desertas. A boa vista para o mar e para o aeroporto também é fantástica!
A minha freguesia é grande e está dividida em duas paróquias, cada uma com a sua padroeira. A sul, a padroeira é Nossa Senhora da Luz, e a norte, que é onde eu moro, a padroeira é Nossa Senhora da Graça.
A bandeira e o brasão de Gaula também são muito bonitos. O brasão tem uma cor púrpura e uma Coroa Mural de prata composta por três torres, o que significa que é uma freguesia. No Brasão também podemos observar vários motivos que estão relacionados com a história e as tradições de Gaula:
As esporas- que representam o Amadis de Gaula. Desta novela medieval surgiu o nome da freguesia;
A mó- que representa a agricultura e a moagem de cereais, que era uma actividade muito importante na freguesia;
A amoreira- que representa a gastronomia e o fabrico de doces e licores de amora.
Para além de todas estas tradições muito interessantes, Gaula também é muito bonita porque tem muitas árvores e flores e ainda podemos respirar ar puro.
Cristina Silva 3º ano
O desfile de Carnaval
No dia 1 de Fevereiro, realizou-se um desfile de Carnaval na minha escola.
Eu disfarcei-me de Super-Homem e os meus colegas também trouxeram os seus disfarces muito bonitos. O Hugo disfarçou-se de Polícia, o Nuno de Ninja, a Maria Isabel de Chinesa, enfim, todos os meus colegas trouxeram os mais variados disfarces e estavam todos muito bem.
Desfilámos por algumas ruas de Gaula, ao som de música de Carnaval e eu pude jogar confetis, serpentinas e disparei um tubo de onde saíram muitos papelinhos de várias cores.
Estavam muitas pessoas a assistir, principalmente, familiares que também nos atiraram confetis e serpentinas.
Quando chegámos à escola esperava-nos um lanche fantástico composto por malassadas e mel.
Este foi sem dúvida um grande dia!
Michael 3º ano
Eu disfarcei-me de Super-Homem e os meus colegas também trouxeram os seus disfarces muito bonitos. O Hugo disfarçou-se de Polícia, o Nuno de Ninja, a Maria Isabel de Chinesa, enfim, todos os meus colegas trouxeram os mais variados disfarces e estavam todos muito bem.
Desfilámos por algumas ruas de Gaula, ao som de música de Carnaval e eu pude jogar confetis, serpentinas e disparei um tubo de onde saíram muitos papelinhos de várias cores.
Estavam muitas pessoas a assistir, principalmente, familiares que também nos atiraram confetis e serpentinas.
Quando chegámos à escola esperava-nos um lanche fantástico composto por malassadas e mel.
Este foi sem dúvida um grande dia!
Michael 3º ano
O desfile de Carnaval
No dia 1 de Fevereiro todos os alunos foram para escola com os seus fatos e máscaras de Carnaval. Os disfarces eram muito variados e bonitos. Havia Capuchinhos Vermelhos, Bruxas, Punks, Ninjas, Polícias, Militares, Super-Homens, Mágicos, Palhaços, Cowboys, Piratas, Chinesas, Gatos e até, imaginem só, Diabos!
O melhor acontecimento do dia foi o passeio que demos pelos arredores da escola. Apesar de estar um dia frio, muitas pessoas foram assistir ao nosso desfile.
O lanche também foi especial: malassadas com mel e sumo. Estava muito saboroso!
Neste dia também pudemos regressar a casa mais cedo e continuar na brincadeira.
Florentino 3º ano
O melhor acontecimento do dia foi o passeio que demos pelos arredores da escola. Apesar de estar um dia frio, muitas pessoas foram assistir ao nosso desfile.
O lanche também foi especial: malassadas com mel e sumo. Estava muito saboroso!
Neste dia também pudemos regressar a casa mais cedo e continuar na brincadeira.
Florentino 3º ano
O desfile de Carnaval
No dia 1 de Fevereiro de 2008, houve um desfile de Carnaval, organizado pelas professoras da minha escola
A minha mãe comprou-me um fato de índio e ajudo-me no disfarce.
Todos os meninos e meninas da minha escola participaram neste desfile, percorrendo algumas ruas de Gaula, usando lindas máscaras e fatos maravilhosos.
Muitas pessoas foram assistir ao desfile. Como os meus pais não puderam estar presentes, a minha avó fez questão de lá estar e eu fiquei muito feliz!
Ao fim da manhã e após o desfile, pudemos saborear um fantástico lanche com sumo, malassadas e mel.
Foi uma manhã bem passada e todos se divertiram muito, tanto as crianças como os adultos.
Luís Carlos 3º ano
A minha mãe comprou-me um fato de índio e ajudo-me no disfarce.
Todos os meninos e meninas da minha escola participaram neste desfile, percorrendo algumas ruas de Gaula, usando lindas máscaras e fatos maravilhosos.
Muitas pessoas foram assistir ao desfile. Como os meus pais não puderam estar presentes, a minha avó fez questão de lá estar e eu fiquei muito feliz!
Ao fim da manhã e após o desfile, pudemos saborear um fantástico lanche com sumo, malassadas e mel.
Foi uma manhã bem passada e todos se divertiram muito, tanto as crianças como os adultos.
Luís Carlos 3º ano
Subscrever:
Mensagens (Atom)



