quarta-feira, 10 de dezembro de 2008

Visita de estudo ao Centro de Triagam do Porto Novo

No dia 27 de Novembro de 2008, as turmas do 3º e 4º anos foram a uma Visita de estudo ao centro de Triagem do Porto Novo.
Quando lá chegamos, ficámos espantados com tanto lixo. Entrámos numa sala, onde as senhoras engenheiras nos falaram sobre a reciclagem.
Quando fomos ver o Ecocentro usámos capacetes.
Havia uns três ou mais armazéns para visitarmos.
Quando entrámos no primeiro armazém, todos os alunos foram, dois a dois, ver uma tremonha de carga que tinha quatro ou cinco metros de altura, onde era depositado o lixo indiferenciado.
Ao lado desta, havia uma escada por onde descemos. Quando chegámos ao fundo, vimos dois senhores a desinfectar o chão com uma mangueira. Estes também usavam, na cara, uma máscara, por causa, do cheiro forte daquele produto.
Quando chegámos ao segundo armazém vimos madeiras, metais, sucata e os monstros.
Quando saímos do segundo armazém vimos vidros, garrafas de vidro...
Foi assim que acabámos esta visita tão interessante.

Tiago e Nuno

Visita de estudo ao Centro de Triagam do Porto Novo

Dia 27 de Novembro de 2008, fomos ao Centro de Triagem do Porto Novo. Falaram dos três R'S que são, Reduzir, Reutilizar e Reciclar. Falaram também dos ecopontos como, o papelão, o embalão, o pilhão e o vidrão e explicaram-nos o que devemos colocar nos diferentes ecopontos. Os resíduos, como os pneus usados, os resíduos verdes, as madeiras, pilhas e baterias têm como destino a estação da Meia Serra.
Depois de falarmos sobre a reciclagem, fomos até ao Ecocentro - Centro de Triagem onde visitámos todos os locais por onde passam os lixos provenientes do papelão, do vidrão, do embalão e também o que acontece ao lixo indiferenciado.
Todas as pessoas que lá trabalham fazem um excelente trabalho na defesa do ambiente.
É necessário reutilizar!!!

Michael e Florentino

Visita de estudo ao Centro de Triagem do Porto Novo


No dia 27 de Novembro, os alunos da Escola Dr. Clemente Tavares foram ao Centro de Triagem Porto Novo.
Quando lá chegámos entrámos numa sala onde duas senhoras explicaram muitas coisas importantes. Aprendemos a maneira correcta de separar o lixo e como é importante fazê-lo.
Mais tarde, as mesmas senhoras levaram-nos ao Ecoponto. Pudemos ver o local onde é colocado o lixo indiferenciado que mais tarde é transportado para a Meia-Serra para ser queimado.
Noutro local vimos a linha de triagem do papel e do cartão e a linha de triagem das embalagens de plástico e de metal.
Todo este lixo é muito bem separado, prensado e posto em fardos para ser enviado para o Continente para reciclar.
Nesta visita usámos uns capacetes para proteger a nossa cabeça.
Divertimo-nos e aprendemos muito nesta visita.

Ana Marisa e Cristina Gouveia

Visita de estudo ao centro de Triagem do Porto Novo


No dia 27 de Novembro, de 2008 fizemos, uma visita de estudo ao Centro de Triagem ao Porto Novo.
Quando chegámos ao Centro de Triagem a Senhora Carina mostrou um PowerPoint sobre a Reciclagem, e depois fez-nos perguntas.
Seguidamente, quando acabou o PowerPoint ela disse que era para colocarmos um capacete de trabalhador, para fazermos uma visita ao Ecocentro.
Pudemos ver os camiões do lixo indiferenciado que descarregavam o lixo na tremonha de carga. Da tremonha de carga o lixo ia para contentores que um camião levará para a Meia Serra.
Lá na Meia Serra é tudo triturado ou queimado.
Os lixos provenientes do embalão e do papelão são separados, prensados e compactados.
Por fim são colocados em contentores que serão enviados para o Continente.
Gostámos muito da visita de estudo ao Centro de Triagem do Porto Novo porque aprendemos muitas coisas novas e divertimo-nos muito.

Luís Carlos, Carolina e João Pedro – 4.º A

Visita de estudo ao Centro de Triagam do Porto Novo

No dia 27 de Novembro de 2008, fizemos uma visita de estudo ao Centro de Triagem do Porto Novo.
Quando chegámos ao Centro de Triagem fomos todos para uma sala, onde vimos um PowerPoint sobre a reciclagem. Em cima das mesas que lá estavam havia capacetes brancos para todos nós.
Depois de vermos esse PowerPoint fizemos uma visita guiada ao Ecocentro, onde estavam montes e montes de lixo para ser reciclado.
Lá dentro estava tudo separado, o papel e o cartão para um lado e embalagens, para outro lado. Depois de tudo estar espalmado e compactado é colocado no barco para o Continente, sem ocupar muito espaço. Tudo será reciclado no Continente.
A senhora disse que os pneus usados vão para a Meia Serra, e depois são triturados em pedacinhos que são enviados para o Continente. Com eles fazemos chão dos parques infantis. As madeiras, os Monstros e as baterias dos carros, são transportados para o Continente. Lá havia uma tremonha de carga onde deitavam o lixo indiferenciado.
Esse lixo indiferenciado é colocado em contentores e é enviado para a Meia Serra para ser queimado.
No fim da visita fomos todos para a sala, enquanto a senhora Carina nos perguntava algumas coisas.
Foi muito divertido, nós gostamos muito e aprendemos muitas coisas novas e interessantes.

Maria Daniela, Maria Isabel e Cristina Silva

sábado, 6 de dezembro de 2008

Hastear da Bandeira Verde

Dia 14 de Novembro de 2008 hasteámos a Bandeira verde na minha escola. Participaram na festa muitas pessoas importantes, como por exemplo o Presidente da Câmara, o Presidente da Casa do Povo, o Presidente da Junta de Freguesia...
O 4.º ano apresentou uma peça instrumental, com instrumentos reciclados e hasteámos a Bandeira Verde ao som do Hino.
Depois do hastear da Bandeira Verde todos os alunos, professores e convidados dirigiram-se para o interior da escola para dar início à apresentação dos vários números preparados pelas turmas.
As turmas do Pré-escolar cantaram e dramatizaram a canção “Bom! Bom!”, o 1.º ano a canção “Já sei as vogais “, o 2.º ano a Lengalenga ”Coelho Alberto” e o 3.º ano a dança “Castanhas boas e quentes”.
No final da festa algumas entidades discursaram e o Senhor Presidente da Junta ofereceu à nossa escola uma salva de prata com uma mensagem felicitando a nossa escola pelo facto de ter ganho durante sete anos seguidos a bandeira verde. No final da festa foram entregues certificados às pessoas que ajudaram a nossa escola na realização do projecto Eco-Escolas.

Florentino e Michael

Hastear da Bandeira Verde

Dia 14 de Novembro de 2008 realizámos a cerimónia do hastear da Bandeira Verde. Nesta cerimónia estiveram presentes muitas pessoas importantes, por exemplo: o senhor Presidente da
Câmara que se chama José Alberto Gonçalves, também veio o senhor Gustavo Caires que é o presidente da Junta de Freguesia de Gaula e muitas outras entidades.
A cerimónia iniciou-se na rua. Nós, os alunos de 4.ª ano e o nosso professor música, Márcio Faria, ao longo de algumas semanas estivemos a ensaiar uma música com os nossos instrumentos reciclados.
A música ficou fantástica e foi apresentada neste dia.
Também cantámos o hino da Bandeira Verde, e todas as pessoas gostaram.
Já no exterior da escola dois alunos do 4º ano leram uma mensagem e seguidamente a pré B e a Pré A cantaram uma canção que se chamava:”Bom! Bom “!, que foi muito divertida e todos os alunos dançaram.
Logo depois os 3.º anos, o 1º ano e o 2º ano cantaram muitas outras músicas.
Vimos um PowerPoint com actividades desenvolvidas no âmbito do projecto Eco-Escolas ao longo destes 7 anos. Que a Directora quase chorou!
A Directora, a professora Helena Ortega e a professora Ana entregaram certificados às pessoas que ajudaram na concretização do Projecto Eco-Escolas.
Antes do lanche o senhor Presidente da Junta de Freguesia de Gaula, entregou para a nossa escola uma Salva de Ouro e prata para nos felicitar por todo o empenho da nossa escola ao longo destes 7 anos, na realização do Projecto Eco-Escolas.
Para finalizar a festa, houve um lanche convívio para todas as pessoas presentes.

Maria Daniela e Maria Isabel

Hastear da Bandeira Verde 2007/2008


Dia 14 de Novembro de 2008, a escola Dr. Clemente Tavares comemorou a Bandeira Verde 2007/2008.
A festa começou na rua e estiveram presentes pessoas muito importantes.
Os alunos do 4º – ano tocaram com instrumentos feitos com materiais reciclados.
Logo depois todos os meninos (as) da escola contaram o hino da Bandeira ao mesmo tempo que a bandeira era hasteada, dentro da escola, dois alunos do 4º- ano, leram uma mensagem agradecendo todo o apoio recebido ao longo destes 7 anos, na realização deste projecto.
Dando continuidade à festa, todas as turmas tinham um número para apresentar: dança, músicas, lengalengas...
A nossa professora de informática preparou um PowerPoint com uma música, apresentando actividades realizadas ao longo dos sete anos de Eco-Escolas.
Posteriormente, algumas entidades falaram sobre os alunos, os professores e sobre a importância da Bandeira Verde.
Também houve uma entrega de certificados às pessoas que sempre ajudaram. O presidente da Junta de Freguesia ofereceu à nossa escola uma salva de prata banhada em ouro.
No final da festa houve um grande lanche, muito apetitoso!

Hugo, Cristina Silva e João Daniel

Pão-por-Deus

Hoje, dia 31 de Outubro de 2008, a nossa escola celebrou o Pão-por-Deus. Para o Pão-por-Deus todos os meninos trouxeram frutos da época, para partilhar com todos os alunos da escola. Depois os professores distribuíram os frutos por todos os alunos.
Para celebrar o Halloween, a Professora Fernanda, de Inglês trouxe uns lápis pretos para fazer desenhos na cara das crianças. Os meninos puseram na cara como os vampiros e as meninas pintaram de bruxas. Nós as três, pintámos a cara da Professora Fernanda com brilhantes.
No turno da tarde não pudemos fazer o Magusto porque estava muita chuva, por isso as castanhas foram cozidas e todos nós comemos castanhas com muita alegria.
Nós gostámos muito deste dia, foi muito especial e também muito divertido!

Maria Isabel, Maria Daniela e Cristina Silva – 4.º A

Pão-por-Deus

Hoje, dia 31 de Outubro de 2008, comemorámos na nossa escola o Pão-por-Deus.
Cada um trouxe o seu saquinho de casa com frutos da época, maçãs, peras, laranjas, figos passados, castanhas, nozes...para partilhar com os colegas.
Depois de comermos todos juntos, enchemos os saquinhos do Pão-por-Deus de frutos, para levarmos para casa.
O Magusto estava previsto para a tarde, mas, como estava chuva, não podemos fazer a fogueira e por isso não comemos castanhas assadas, mas comemos castanhas cozidas.
Hoje também é o dia do Halloween. Então a nossa professora de inglês pintou as nossas caras com um lápis, e ficámos todos muito engraçados!
Eu gostei muito deste dia!

Hugo e Michael 4.º A

Pão-por-Deus

Hoje, de manhã, comemorámos o Pão- por-Deus.
Todas as turmas da escola se reuniram na cantina para fazerem a partilha dos frutos. Mas antes, as turmas cantaram e o grupo da braguinhna tocou a música do Pão-por-Deus.
De tarde estava previsto fazer um magusto, mas não foi possível porque estava a chover. As cozinheiras cozeram as castanhas e comemo-las assim mesmo.
Apesar de não termos feito o Magusto, o dia foi muito divertido! As castanhas cozidas também sabem muito bem!

Carolina – 4.º A

No dia 21 de Setembro começa o Outono e acaba no dia 21 de Dezembro.
O vento dá grandes abraços nas árvores, e as folhas, uma por uma, vão caindo dos ramos.
Logo o céu fica cinzento, e pouco depois a chuva bate nos telhados das casas.
Gosto muito do Outono, porque nesta estação o chão fica cheio de folhas secas de muitas cores.
Com o Outono chega o cheirinho a castanhas assadas, e é muito bom!
Na minha escola, todos os anos celebrámos o Pão-por-Deus. Para esta ocasião trazemos frutos da estação, e frutos secos, para depois partilhar com todos os colegas.
Mas, o que eu mais adoro é o Magusto porque assamos castanhas. Comemos todos juntos à volta da fogueira.

Maria Isabel – 4.º A

Outono

O Outono é uma estação muito linda. É divertido ver as folhas das árvores a cair de várias cores.
Nesta época do Outono festeja-se na escola o dia do Pão-por-Deus. Nesta estação há muitas variedades de frutos como: castanhas, peros, nozes, laranjas, peras, etc. É um dia muito divertido para mim e para todos os meus colegas.
No Outono o tempo fica mais frio e às vezes, chove!
Adoro o Outono!

Marisa – 4.º A

Outono

No Outono as folhas caem e há algum vento e frio. As pessoas usam a roupa mais quente e as andorinhas vão-se embora para países mais quentes. Nesta época há muitas castanhas, romãs, diospiros, figos e outros frutos secos...
Há pessoas que fazem vinho no Outono porque há muitas uvas.
No Outono há folhas de muitas cores: amarelas, vermelhas e castanhas. Há meninos que aproveitam para pôr o papagaio a voar com o vento que está.
As árvores ficam despidas mas a paisagem, é sempre bonita.
As pessoas juntam-se todas para assar castanhas e a isso chama-se o magusto. Eu também adoro estar à volta da fogueira, com a minha família, para assar as castanhas.


Maria Daniela – 4,º A

Outono

O Outono é uma estação do ano muito divertida, porque podemos ver as cores fortes do Verão a escurecer até ficarem acastanhadas.
Também é o tempo das castanhas e dos magustos, que eu gosto muito.
Começa o tempo a arrefecer e as tardes ficam mais frias e escuras.
As folhas das árvores soltam-se, esvoaçando por todo o lado, deixando o chão coberto de pequeninas folhas.
As árvores parecem, tristes, sem roupa e o vento parece pentear-lhe os cabelos.
Este é o Outono que eu conheço.

João Pedro – 4.º A

Outono

O Outono é uma das quatro estações do ano. Nesta estação o tempo começa a arrefecer, as árvores perdem as folhas que formam um lindo tapete colorido no chão.
No Outono os dias são mais pequenos e mais escuros, é por isso que devemos nos cobrir quando saímos.
Eu gosto do Outono porque é nessa altura que começamos a acender a lareira para aquecer, e que começamos a usar pijamas quentinhos.
É a época das castanhas, nozes, maçãs, laranjas, figos e também se festeja o dia das bruxas. Faz-se o Magusto e comem-se as deliciosas castanhas assadas.
Na escola costumamos apanhar variadas folhas para fazer trabalhos com o(a) professor(a), também fazemos muitos desenhos sobre esta estação.
Também é no Outono que faço anos, no dia dezassete de Novembro, por isso é a minha estação preferida.

Hugo – 4ª A

Outono

No dia 23 de Setembro começa o Outono e acaba no dia 22 de Dezembro.
No Outono as folhas das árvores ficam amarelas ou vermelhas, as árvores ficam nuas e os pássaros vão para outros países como por exemplo, África e o Brasil.
Eu gosto do Outono porque podemos usar roupas quentinhas e ao fim-de-semana passear com aquele vento a bater nas nossas caras. Gosto de apanhar pinhas para fazer uma fogueira para aquecer as mãos, folhas para enfeitar um desenho.
Também gosto de ver os castanheiros cheios e apanhar as castanhas para o Pão-por-Deus.

Cristina Silva – 4.º A

Outono

A estação do Outono começa no mês de Setembro e termina no mês de Dezembro.
Nos primeiros dias desta estação há dias muito quentes.
Caem as primeiras chuvas, as manhãs e as tardes vão ficando mais frescas.
As folhas caem das árvores formando no chão um tapete de várias cores.
No Outono comemos nozes e castanhas. Também é nesta estação que começam as aulas, iniciando-se um novo ano escolar.

Carolina – 4.º A

Visita dos Idosos do Refúgio São Vicente de Paulo - Gaula

No dia 28 de Outubro de 2008 um grupo de idosos do Lar -Refúgio S. Vicente de Paulo – Gaula, veio à nossa escola. Os idosos visitaram a nossa sala e os meninos da braguinha receberam-nos com uma música: a “Valsinha”. Depois dos meninos da braguinha tocarem, os idosos ensinaram-nos jogos como: as cartas, as damas, o loto...
Uma idosa ensinou-me a jogar dominó e à Bisca.
Mais tarde, fomos nós que ensinámos os idosos a fazer desenhos e a escrever o seu nome no computador. Foi um pouco difícil mas conseguimos!
Por fim, cantámos canções “A maré está cheia”, “Alecrim”, o “Bailinho da Madeira”, “Primavera das flores” e houve um lanche especial com sumos, bolachas, bolos e muitas outras coisas deliciosas!
Todos nós passámos uma tarde de convívio e boa disposição. Os idosos ensinaram-nos vários jogos e também aprenderam um pouco de computadores.


Nuno Vieira - 4ºano

Visita dos Idosos do Refúgio São Vicente de Paulo - Gaula

A visita dos idosos foi divertida.
Eu conheci uma idosa muito simpática e se chamava-se Gilda, diverti-me imenso com ela, jogámos às damas e fomos para o computador.
Eu expliquei tudo sobre o computador e o jogo o das damas, ela gostou de estar comigo e gostei dela, foi a melhor amiga que eu já vi.
Cantámos para todos os idosos e emprestámos-lhe instrumentos musicais para eles tocarem e cantarem. Cantámos, “Alecrim”, “Primavera das flores e o “Bailinho da Madeira”!
Despedimo-nos deles, o Presidente da Junta deu algumas palavrinhas e jogamos muitos jogos divertidos.
Gostei imenso de conhecer os Idosos.
Marisa - 4.º A
No dia 28 de Outubro os idosos vieram à nossa escola. Quando eles chegaram á escola jogámos com eles a muitos jogos: às cartas, ao dominó, ao peixinho, ao loto e às damas. Foi muito divertido!
Depois fomos todos para os computadores. Ensinámos os idosos a fazer desenhos, a por as cores para desenhar, a mexer no rato, e até ensinamos a escrever um texto.
De volta à sala todos nós cantámos quadro músicas: «A maré está cheia», o «Bailinho da Madeira», «Alecrim», «Ponha aqui o seu pezinho». Depois de tanta alegria todos esfomeados e todos nós comemos um lanche muito bom que foi: bolachas com chocolate, bolachas de água e sal, sumos e outras coisas mais!
Por fim despedimo-nos dos idosos que parecem ter gostado de ter passado a tarde connosco.
Eu gostei muito, foi maravilhoso!

Maria Daniela – 4.º A

Visita dos Idosos do Refúgio São Vicente de Paulo - Gaula

No dia 28 de Outubro, um grupo de idosos do lar de Gaula: Refúgio S.Vicente de Paulo, fizeram uma visita à nossa escola, mais propriamente à nossa sala.
Eles passaram algum tempo connosco e ensinaram-nos vários jogos como o loto, damas, cartas e o dominó. Foi muito divertido!
Nós também ensinámos os idosos a mexer no computador. Eles tentaram escrever o seu nome. Houve alguns que até conseguiram mas outros desistiram porque o tremor das mãos os impedia de controlar os movimentos.
Após esta experiência nos computadores, regressámos à sala e aí, juntamente com o professor de música cantámos umas canções para os idosos.
Gostei muito desta visita à nossa escola.

Luís Carlos – 4.º A

Visita dos Idosos do Refúgio São Vicente de Paulo - Gaula

Ao longo deste ano celebram-se os 500 anos de Gaula.
Para o comemorarmos, convidámos os idosos do lar de Gaula para connosco passarem a tarde.
Foi muito divertido! Sempre que lhes dávamos um sorriso logo retribuíam com outro. Sentei-me junto a um idoso muito simpático. Para mim foi engraçado poder ensiná-los a mexer no computador, e para ele também foi importante poder ensinar-me a jogar às cartas.
Acho que nos entendemos muito bem.
Cantámos, comemos, tocámos e brincámos como se fossemos da mesma idade.
É bom poder dar e receber!
João Pedro - 4.º A